Sites do Google Meu Negócio voltaram a funcionar

Os sites do Google Meu Negócio que utilizam a sintaxe "negocio.site" voltaram a funcionar.

Como havíamos informado aqui e aqui os sites gratuitos gerados automaticamente pelo Google Meu Negócio e que utilizavam a sintaxe "negocio.site" ao invés do link padrão "business.site" ficaram indisponíveis no que pareceu ser um erro de redirecionamento interno do Google, pois no primeiro momento do problema quando se tentava acessar o site era informado que o endereço não existia. Ao longo do mês de fevereiro e início de março os erros apresentados começaram a sofrer uma mudança de padrão. Ora era apresentado uma tela de erro, em alguns casos uma tela de página não encontrada 404. Passado esta fase os sites voltaram ao ar pelo domínio "negocio.site", mas apresentavam um erro de segurança de certificado, com a mensagem que a conexão não era particular e o site não era seguro. Mesmo sendo possível acessar o site após pular essa tela de aviso, a questão é, ela - a tela de aviso - assustava os usuários. Quem vai visitar um site que o navegador diz que não é seguro para entrar? Além disso, por precaução, os navegadores ao oferecerem a opção de continuar a navegação em um site considerado não seguro o fazem de forma bem tímida, quase invisível para a grande maioria dos usuários da web que geralmente fecham a tela após receber o aviso.


Hoje o suporte oficial do Google Meu Negócio enviou uma mensagem de e-mail para Gmapas.com informando que o problema foi solucionado, no entanto sem dar indicativos do que aconteceu:


"Oi Gil Mapas,

A funcionalidade sites do Google Meu Negócio já foi restabelecido de pleno.

..."


Visite seu site e veja se está tudo bem, caso não, entre em contato com o suporte do Google Meu Negócio.


Se você efetuou a alteração temporária de domínio indicada aqui, faça um teste. Se tudo estiver bem, se ainda for do seu desejo, reverta a alteração de endereço de domínio do site do seu Google Meu Negócio e bons negócios.


Curiosidade

→ Você sabe o porque no Brasil se usa "negocio.site" ao invés do padrão global do Google que é "business.site"? Clique aqui e descubra.