Palavras chaves no Google Meu Negócio melhoram sua classificação?

O Google Meu Negócio atualizou a Central de Ajuda da ferramenta afirmando que palavras chaves na descrição melhoram sua classificação local.

As Centrais de Ajuda do Google são boas ferramentas de informações sobre alterações que a empresa implementa ou vai implementar em seus produtos.


Hoje uma atualização - bem singela e discreta - acrescentou um parágrafo em um artigo que já existia na Central de Ajuda. O pequeno texto diz basicamente que ao inserir palavras chaves na descrição de sua empresa melhorará seu ranqueamento junto aos resultados de pesquisa do Google. Será verdade?

Lendo o texto no artigo de ajuda - em destaque acima - e conhecendo os esforços do Google para ter fichas de empresas de qualidade não pude deixar de pensar, como certamente outros chegarão a mesma conclusão, que essa manobra é um convite para incentivar que mais empresas falsas e fichas de spam se propaguem pela ferramenta Meu Negócio.


A alteração no artigo não veio acompanhado de nenhum anúncio do Google, foi efetuado de forma bem discreta, sem chamar atenção.


Da forma que está na central basta você inundar sua descrição de palavras chaves como indicado no modelo do texto e de repente sua empresa vai se destacar na pesquisa. Não acho que será assim.


As descrições de empresa são maravilhosas - quando bem construídas - para apresentar seu negócio aos visitantes e futuros clientes. Mas ao dizer que inserir palavras chaves na descrição por si só aumenta a relevância no resultado de uma busca parece contraproducente aos esforços do Google de banir fichas spam. Vamos aguardar um posicionamento mais consistente do Google, pois com certeza haverá de ter.


No interior de Minas Gerais um ditado muito comum é, "caldo de galinha não faz mal a ninguém". Serve para ilustrar algo que no fundo tem mais efeito psicológico que prático. Sem distorcer a descrição honesta de sua empresa acrescente algumas palavras chaves, sem exageros, pois não farão nem bem ou mal, até porque consta da Central de Ajuda oficial do produto.


Saiba mais

Existe uma atualização deste assunto, clique aqui para ler