Integrar seu site Wordpress ao Google Meu Negócio

Existe plugin's que integram as duas plataformas para otimizar na sua produção de conteúdo para seu site e seu perfil no Google Meu Negócio

O Google é de longe o mecanismo de pesquisa mais popular da Web, é a ferramenta mais utilizada por muitos usuários para encontrar empresas locais. Isso torna vital melhorar sua classificação nos resultados da pesquisa do Google, se você deseja atrair novos clientes.

Ao criar um perfil gratuito do Google Meu Negócio, você pode elevar a visibilidade de sua empresa a novos patamares. Felizmente para os usuários do WordPress, existem vários métodos para integrar essa ferramenta ao seu site. O que é o Google Meu Negócio? Parece ser chover no molhado, mas muitos donos de pequenos negócios no Brasil desconhecem a ferramenta e suas funcionalidades.


O Google Meu Negócio (GMN) ou Google My Business em Portugual (GMB) é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que ajuda as empresas a gerenciarem sua presença online a ganhar exposição para clientes que buscam serviços e/ou produtos. Os proprietários de uma empresa podem usar a plataforma para criar um perfil que será exibido ao lado dos resultados da pesquisa e no Google Maps. Geralmente, esses perfis fornecem o horário comercial, endereço, informações de contato e outros dados de interesse de quem está buscando uma empresa. Você poderá interagir diretamente com os clientes por meio do seu perfil, respondendo perguntas, avaliações e mensagens.

Ter um perfil no GMB é particularmente útil para empresas locais, pois pode ajudar no 'SEO local' do seu site . O Google apresenta resultados locais para usuários que procuram empresas em áreas específicas. Se você alguém pesquisa por "loja de ração para cachorro" ou "padaria", por exemplo, o Google exibirá os perfis de empresas do GMB com estas características.

É possível integrar seu perfil GMB tanto com seu site no WordPress.com e WordPress.org. No entanto, se você é um usuário do WordPress.com, precisará de uma conta comercial para obter essa opção. Os sites no WordPress.org , por outro lado, podem se integrar ao GMB usando um plugin.

Integrar manualmente o Google Meu Negócio e o WordPress.com A combinação do GMB e o site comercial do WordPress.com pode resultar em uma presença on-line altamente visível, felizmente, é possível integrar essas plataformas em quatro etapas simples.

Etapa 1: configurar o Google Meu negócio Para começar, é necessário configurar um perfil GMB. Você pode criar ou editar uma listagem selecionando Gerenciar agora na página do Google Meu Negócio. É necessário ter uma conta Google para continuar. Faça login ou crie uma, caso ainda não a tenha.

Depois, você pode inserir as informações da sua empresa, incluindo o nome e o local. Você precisará observar se o endereço que você listou é uma loja ou se você entrega apenas seus produtos e serviços aos clientes. Você também pode ocultar seu endereço dos pesquisadores, se desejar, e especificar sua *área de cobertura.

Em seguida, selecione a categoria da sua empresa e forneça um número de telefone e outros dados para que os clientes possam entrar em contato com você e coletar mais informações sobre sua empresa. Por fim, você precisará concluir verificando a propriedade de sua empresa.

Etapa 2: verificar sua localização Para manter resultados precisos e impedir que as pessoas editem listagens de empresas que não pertencem a elas, o Google exige que você verifique seu negócio. Essa etapa final pode demorar um pouco, dependendo do método de confirmação oferecido pelo Google. Geralmente a confirmação é feita por um postal que é enviado para o endereço físico da empresa. Existem outros métodos como e-mail, telefone ou SMS, mas estes em geral são indicados apenas em locais que já estavam presentes no Google Mapas com uma ficha considerada consistente. De qualquer forma, você receberá um código que pode inserir na sua conta GMB para concluir sua verificação.


Etapa 3: permitir o acesso do WordPress a sua conta do Google Agora que sua listagem do GMB está pronta, navegue até a seção Estatísticas do painel do site do WordPress Business. Deverá receber uma solicitação perguntando se seus clientes podem encontrá-lo no Google. Ao clicar em Iniciar agora deverá especificar se é um negócio online ou se possui um local físico. Em seguida, selecione o botão Conectar ao Google Meu Negócio. Isso deve permitir que você faça login na sua conta do Google e dê permissão ao WordPress para acessá-la. Depois de clicar em Permitir, o WordPress poderá gerenciar suas listagens GMB e conectá-las ao seu site.


Etapa 4: conecte seu local Tudo o que resta a fazer é selecionar a listagem correta da sua conta do Google e conectá-la ao seu site. Na área do Google Meu Negócio, você deve ver todas as listagens associadas à sua Conta do Google.

Basta selecionar o botão Conectar local para obter a listagem correta. Isso adicionará um link de site ao seu perfil GMB, para que os clientes tenham acesso direto ao seu site no Google Maps e nas páginas de resultados. Observe que, se desejar, você pode conectar várias listagens ao mesmo site.

Como mencionado anteriormente, se você tem um site comercial WordPress.org auto-hospedado, pode usar um plug-in para integrá-lo sem problemas ao GMB.

Os seguintes plug-ins permitem que você use as duas plataformas juntas de forma eficaz e funcionem em qualquer variedade do WordPress.

>>> Plug-in 1: Post Google My Business

A função 'posts' é um recurso mais recente do GMB que permite que os proprietários de empresa criem conteúdo para os clientes sobre os próximos eventos, promoções, descontos e muito mais. Você pode incluir fotos, vídeos. e botões de ações como "reservar", "saiba mais"etc. O plug-in Post Google My Business ajuda a economizar tempo criando postagens no GMB diretamente do seu painel do WordPress. Você também pode publicar automaticamente postagens do WordPress no seu perfil GMB, para não precisar criar conteúdo separado para as duas plataformas.

>>> Plugin 2: WP Google My Business Auto Publish

Assim como Post Google My Business, esse plug-in permite transformar suas postagens do WordPress em conteúdo para o seu perfil GMB. Com o Google My Business Auto Publish, no entanto, você também pode incorporar páginas e tipos de postagem personalizados ao seu perfil. Além disso, você pode configurar uma programação de postagem para garantir que seu perfil do Google Meu Negócio sempre tenha novos conteúdos. Se você quiser impedir que uma postagem do WordPress seja exibida no GMB, uma caixa de seleção permite substituir a função de publicação automática.

Garantir que seu site possa ser facilmente encontrado no Google é essencial para expandir sua base de clientes. O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita e simples que pode ajudar você a melhorar sua presença e visibilidade online, principalmente para os clientes locais.


*Área de Cobertura: essa opção é para ser utilizada por negócio que prestam serviços no local do cliente, exemplo, um bombeiro hidráulico, um eletricista etc. Essa opção, no entanto não deve ser confundida e utilizada por empresas que só operam de forma online, pois negócios que só existem virtualmente não estão aptos para criar um perfil no Google Meu Negócio.