Informar no Google que seu estabelecimento realiza testes para Covid19

Com a liberação dos testes rápidos para Covid19 o Google começou a divulgar essa informação na busca por empresas locais como farmácias, drogarias, clínicas, hospitais, consultórios etc.

Localizar um local que efetua testes rápidos para o Covid19 tem sido um termo buscado com frequência no Google. Atento as necessidades de seus usuários a empresa em uma atualização hoje na Central de Ajuda do Meu Negócio dedicou um artigo sobre o tema. No momento o texto está somente em inglês. O Google informa que está recebendo estes dados de 11 parceiros entre empresas e agências governamentais nos EUA.


À medida que as agências governamentais e os departamentos de saúde pública divulgam informações sobre os testes de COVID-19 disponíveis, trabalhamos para facilitar a pesquisa dessas informações no Google e mantê-las atualizadas com base nos procedimentos e nas recomendações locais.

No entanto se um local está efetuando testes rápidos nos EUA e não consta da lista de cadastro das instituições que estão alimentando a base de dados do Google, a empresa pode fazer um cadastro em um site específico da Castlighthealt no seguinte endereço https://my.castlighthealth.com/corona-virus-testing-sites/?embed=true&from=GMB

Após efetuar o cadastro no site a empresa será contactada por telefone pela Castlighthealt que efetuará suas verificações e depois de confirmar que o local faz o teste envia a informação para o Google. Leva em média dez dias para o update dos dados para a base do Google.


O formulário indicado no link anterior é para envio de apenas um local. Se a empresa tiver uma listagem com vários lugares deve utilizar um e-mail específico para isso que consta no próprio formulário. Nestes casos o processo de confirmação é um pouco mais complexo, mas com o mesmo prazo de duração.

O Google informou que irá expandir o serviço para outros países, inclusive Brasil.


Atualização 20 de Junho de 2020

Nesta data o Google incluiu mais 14 países no serviço "Pesquisar clínicas especializadas em COVID-19". O Brasil faz parte da lista.

Inicialmente a etiqueta está sendo mostrada apenas em lugares que fazem o teste rápido do Covid19 associado as seguintes empresas:

Droga Raia;

Drogasil;

Rede Pague Menos;

Dr. Consulta;

Rede Sabin.


GMapas.com entrou em contato com o suporte do Google Meu Negócio em português para saber como outras empresas que não constam desta lista inicial podem cadastrar seus locais que estão realizando o exame rápido para Covid19. A resposta do suporte foi que o cadastro deveria ser feito também no site da Castlighthealt. No entanto em contato com a Castlighthealt enviaram a seguinte resposta.


"Olá Gil,
Obrigado por entrar em contato. Infelizmente, o localizador de sites de teste do Castlight está operando apenas nos EUA. Entraremos em contato com o Google para garantir que eles estejam cientes de que atualmente não podemos oferecer suporte à comunidade internacional.Obrigado! Kat Leigh. Equipe do Localizador de sites de teste do Castlight"

Retornamos os dados para o suporte do Meu Negócio em português e recebemos uma nova informação, diferente do primeiro contato:

"Por ser algo relativamente novo, não possuímos demais informações por enquanto, mas cremos que seja possível cadastrar locais no Brasil."

Resumindo, não há informações no momento sobre como cadastrar seu local para receber uma etiqueta que realiza testes rápido do Covid19.


Atualização 03 de Julho de 2020

O Google Brasil enviou mensagem (por e-mail) para GMapas.com informando que atualmente para o país não existe uma plataforma centralizada nos moldes dos EUA para cadastrar novos locais que estão efetuando o teste rápido para Covid19, a seguir:


1 - Como algumas empresas conseguiram ser incluídas no Google?

Inicialmente estamos absorvendo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária disponibilizados em data de convênio dos locais que já haviam homologado junto aquele órgão seu programa para efetuar os testes.

2 - Como incluir então novos locais no Brasil, que é imenso, além das grandes redes de farmácia do eixo Rio, São Paulo, Minas?

Os dados foram coletados junto a Anvisa, sendo assim este questionamento deve ser dirigido aquela entidade. Estamos trabalhando para possibilitar um mecanismo mais amigável para esta inclusão. Novidades serão informadas em nossos canais habituais de divulgação.

Atualização 19 de Julho de 2020

Até esta data a Anvisa não respondeu aos questionamentos de GMapas.com efetuado através de diversos canais. Havendo mais informações sobre o assunto ou atualizações será publicado aqui.


Atualização 24 de Julho de 2020

Em contato com suporte do Google Meu Negócio em língua inglesa Gmapas recebeu a informação que não sabem como é feito o cadastro de empresas no Brasil, indicaram obter essa informação com o suporte em língua portuguesa, tanto pelo formulário ou através da Comunidade do produto.


Atualização 28 de Julho de 2020

A equipe de suporte do Meu Negócio em português em contato com Gmapas.com esclareceu novamente que até o momento a única informação oficial que eles tem sobre o tema é, para cadastrar um local que realiza testes para Covid19 deve-se utilizar a plataforma do site Castlight, mesmo com a informação do respectivo site já tendo afirmado que só efetuam cadastro para locais nos EUA.


Atualização 30 de Julho de 2020

O suporte do GMN em português fez novo contato com Gmapas.com e acrescentou o seguinte: que apesar da informação oficial que eles ainda tem é que o cadastro deve ser efetuado pelo site Castlight, empresas interessadas em receber a etiqueta informando que realizam teste rápido para o Covid19 devem entrar em contato com o suporte do GMN por e-mail e explicar seu interesse. Os operadores do Google irão verificar o que poderá ser feito.