Google notificará por e-mail a suspensão de fichas de empresas no Meu Negócio

Proprietários de fichas de empresas no GMN receberão nos e-mails um aviso que seu negócio foi suspenso do Google.

Por conta de um novo regulamento da União Européia publicado em 2019 que determinou que empresas de tecnologia devem notificar seus usuários quando houver suspensão ou bloqueio de serviços, mas com prazo de adequação para implantação que entra em vigor a partir de 12 de julho de 2020, o Google agora vai avisar proprietários de empresas no GMN quando uma ficha de local for suspensa. Apesar de ser um regulamento local da UE o Google resolveu aplicar a norma a todos os usuários da plataforma Meu Negócio no mundo.


Historicamente, donos de empresas só descobriam que suas listagens foram suspensas quando faziam login no Google Meu Negócio (GMB) ou quando notavam que a quantidade de ligações telefônicas ou tráfego no site oriundo do Google diminuíam. Quando um usuário descobre que sua ficha está suspensa a ação do Google já foi efetuada muitos dias antes, havendo casos de donos de negócios que só vieram descobrir o fato um mês depois. Além de uma perda de ligações, tráfego ou receita, muitas vezes a suspensão sem aviso criava nos empresários o "sentimento de raiva" por não ter sido comunicado pelo Google.

Modelo do aviso de suspensão de ficha de empresa no Meu Negócio

Atualmente existem dois tipos de suspensões de listagens do Google Meu Negócio, a chamada "suspensão total" e a "suspensão parcial"


A "suspensão total" como o próprio nome já diz remove completamente a listagem dos serviços do Google, o primeiro impacto é na Pesquisa e no Google Mapas. Essa é a suspensão mais comum. Há uma outra menos habitual, a "suspensão parcial". Essa deixa a listagem on-line, mas o proprietário da conta não pode gerenciá-la de nenhuma maneira: não é possível atualizar os horários, responder a comentários, criar publicações, catalogar produtos, em resumo, o usuário não consegue mais mexer na ficha da empresa, no entanto ela continua aparecendo na Pesquisa Google e no Mapas. Aos dois tipos de suspensão cabe recurso no formulário de restabelecimento do GMN.

O e-mail com o aviso de suspensão não vai explicar nem detalhar o motivo que levou a ação do Google. A principal razão pela qual o Google se recusa a explicar sua justificativa para as suspensões é que "isso daria muita munição para as pessoas que fazem listas falsas e enviam spam para o Google Maps".

Quando acontece uma suspensão não entre pânico. Excetuando a possibilidade de um falso positivo (que acontece com mais frequência que se imagina) uma empresa geralmente é suspensa porque em alguma instância violou uma ou várias políticas do Google Meu Negócio


O caminho para restabelecer a empresa pode ser rápido ou demorado, vai depender de alguns fatores como: tipo de violação e a qual processo de revisão sua ficha será submetido.


Um erro muito comum dos empresários ao perceber a suspensão é enviar um formulário de restabelecimento da empresa sem ler as políticas e não consertar o problema. Isso não resolve, a ficha continuará bloqueada. Uma ótima alternativa se o empresário não souber o que fazer é procurar suporte no fórum de Ajuda do Meu Negócio. Os usuários de lá não restabelecem fichas, mas há muitos colaboradores experientes que vão indicar caminhos para solucionar seu problema.


Também não é incomum que os empresários entrem em pânico e criam uma nova listagem. Isso é um erro, porque irá perder todo o conteúdo gerado na ficha como fotos, vídeos, avaliações, ranking na pesquisa Google etc. Se sua empresa no GMN é robusta, com muitos comentários e conteúdo isso é uma perda terrível. Há também de se considerar que o motivo que levou a suspensão da primeira ficha pode estar novamente na nova ficha e a empresa ser suspensa novamente. Por isso o caminho do restabelecimento é o mais apropriado, pois se a listagem for restabelecida com êxito, todo o conteúdo e sua classificação retornarão em até 72 horas.

As suspensões são uma fonte de frustração para muitos profissionais de marketing e empresários locais, que estão no escuro sobre o porquê de suas listagens terem sido suspensas. O novo processo é um grande passo adiante, embora ainda não indique "o porquê" por trás da suspensão. Mas a notificação proativa ajudará as empresas acelerar o processo de reintegração, o que pode ter um impacto financeiro nas pequenos negócios.


  • A Europa aprovou um Regulamento pela qual as empresas de tecnologia devem notificar usuários quando o acesso a um serviço for interrompido. O Google resolveu aplicar essa diretriz a todos seus usuários. Regulamento UE 1150/2019

  • As notificações por e-mail serão enviadas aos usuários com uma listagem suspensa ou removida;

  • Mesmo que um administrador de locais tenha mais de 100 locais em sua conta, receberá uma notificação por e-mail;

  • O aviso de suspensão ainda estará no painel do Google Meu Negócio.