Google Meu Negócio experimenta confirmação por vídeo

Para gerenciar uma empresa no Google é necessário confirmá-la, o Meu Negócio está testando uma nova modalidade, confirmação por vídeo

Uma das etapas para começar a gerenciar sua empresa no Google é a confirmação, um processo que pode ser rápido ou lento, vai depender de uma série de fatores, a começar pelo método oferecido para seu local. O método mais comum é a confirmação por cartão postal. Existem outros a depender de sua ficha como telefone e/ou e-mail. Estas duas últimas são rápidas mas pouco oferecidas.


Desde 2015 o Meu Negócio começou a experimentar de forma muito restrita nos EUA uma nova modalidade de confirmação através de vídeo chamada que chegou ao Brasil hoje, sem alarde ou qualquer tipo de anúncio.


A confirmação por vídeo está em teste, ou seja, mesmo disponível no Brasil erros vão acontecer e problemas serão apresentados. Esta ferramenta segundo a equipe do Google só deve ser acionada se todas as demais falharem. Ou seja, mesmo que você solicite o serviço o Google vai verificar se a sua empresa qualifica-se para uso ou não.


A confirmação por vídeo não é apresentada como opção padrão. Não tem textos sobre na Central de Ajuda e o Google quando questionado responde genericamente o seguinte:


"Esta é uma funcionalidade beta. Ao fazer uso compreende que está participando de um teste. Encontrou dificuldades utilize as opções corrente de confirmação".


Sabendo disso notará que a opção por vídeo nunca é oferecida no processo padrão de confirmação. É encontrada somente acionando um dos formulários de contato do Meu Negócio, especificamente aquele que trata de problemas de confirmação.


Um parenteses.


O formulário muda pouco, mas as opções de contato sofrem alteração na interface. Já aconteceu da opção por vídeo não ser apresentada ou seus campos de preenchimento não responderem como esperado.


É oferecido duas opções de contato: por e-mail ou verificação por vídeo.


O preenchimento do formulário não garante atendimento. Se você não tentou antes a verificação por um dos meios indicados pelo Google e não aguardou os 14 dias mínimos solicitados não receberá confirmação do seu agendamento.


O que você deve saber antes de efetuar o agendamento:


1 - Tem de instalar o aplicativo de vídeo-chamada Hangouts do Google, disponível para Android e iPhone;


2 - Não considere o horário do Brasil para agendar sua vídeo conferência e sim o horário do leste americano (Eastern Time) entre 09:00 da manhã até 20 horas.


3 - Em nosso teste o atendimento foi em inglês dos EUA

Após clicar na opção a janela abaixo será aberta. Nela deve ser inserido seu horário preferencial de atendimento levando em conta que é o horário Eastern americano. O agendamento com a equipe pode ser, a depender da disponibilidade, até no mesmo dia ou quando você quiser.

Após preencher sua intenção de agendamento receberá um e-mail, nele o Google diz que o horário escolhido está disponível ou não. Se estiver de acordo com horário você responde o e-mail para confirmar.

Muita atenção...

Após confirmar seu atendimento, no dia combinado bem próximo do horário marcado chegará outro e-mail, nele haverá um link para iniciar seu hangout com o funcionário do Google. Obviamente você já estará na empresa.


No e-mail de confirmação do agendamento é informado o que se deve esperar. Na nossa seção foi solicitado o seguinte:


- Ver alguém com o uniforme da empresa;

Havia vários funcionários próximos, é um restaurante.


- Um cartão de visita da empresa com o nome do solicitante pela confirmação e com indicação de cargo;

Tinha vários do gerente em cima do balcão de acesso. O operador do Google pediu para focar bem no cartão e pediu para ver os dois lados.


- Fachada exterior do local com letreiro;

Pediram para ver o lado de fora da empresa. Que fizéssemos um giro 360 graus. Depois pediram para ver o letreiro bem de perto.


- Um espaço público do local também com letreiro;

Mostramos um dos salões do restaurante onde há um logo enorme. Pediram um giro 360 graus.


- Pediram para ver um item personalizado do restaurante

Mostramos pratos que tem o nome e logo do restaurante impresso.


- Pediram para ver o cardápio do restaurante

Foi mostrado.


Após estes procedimentos o telefone do restaurante tocou. A recepção informou que o Google queria falar com o quem estava na vídeo chamada. Confirmado isso desligaram. Na vídeo chamada o operador agradeceu e encerrou o atendimento.


Coisas a saber

Você não vai ver o funcionário do Google. Parece estranho e realmente é. Mas ele vai ver e ouvir tudo. No início achamos que a tela estava com defeito, mas foi explicado que esse é o procedimento.


O funcionário do Google não diz se a verificação foi aprovada, informa que a resposta vai chegar por e-mail


O tempo de verificação durou uns 20 minutos. Logo em seguida após a finalização recebemos confirmação no e-mail dizendo que a empresa foi verificada.

Testamos a opção para aprender, porém ela requer preparação. As solicitações do operador variam de empresa para empresa.


Se você tem fotos e vídeos prontos de sua empresa use a opção por e-mail do formulário, parece-nos mais rápido do que neste atual estágio da verificação por vídeo.


Se ficou alguma dúvida pergunte no Fórum do Gmapas, tentaremos ajudar, mas lembre-se, essa é uma ferramenta em teste, então não há muita informação sobre ela.


Atualização

Para utilizar a verificação por vídeo, com o fim da ferramenta Hangout o usuário deve utilizar o Google Meet. No computador o Meet funciona como um site, não é necessário instalar nenhum programa. Se o uso do Meet for através do telefone celular deve ser baixado o aplicativo nas respectivas lojas para Android e/ou iPhone