Google Meu Negócio avisa que terá funcionalidades limitadas

Nesse momento de pandemia mundial do Coronavírus o Google avisa aos usuários que a ferramenta Meu Negócio terá funcionalidades limitadas

O Google emitiu hoje - até o momento disponível só em inglês - comunicado informando das limitações que o serviço vai ter nesse período. Por ter um time global por vários continentes e trabalhando para preservar a saúde do seus colaboradores a empresa tomou várias providências no intuito de diminuir ao máximo a exposição de seus colaboradores ao Covid-19.

Segue a mensagem adaptada

Durante esta situação sem precedentes do Coronavírus, nós do Google tomamos providências para proteger a saúde dos nossos Colaboradores. Entre elas, medidas para reduzir ao máximo a necessidade da presença de colaboradores e pessoas em nossos escritórios. Como resultado disso, poderá haver algumas limitações e atrasos temporários no suporte, pois priorizaremos serviços essenciais. Nosso foco atual é a qualidade e a confiabilidade das informações disponibilizadas na Pesquisa Google e no Google Maps. Queremos garantir que os usuários e proprietários de empresas tenham acesso a recursos essenciais, por exemplo, informar se uma empresa está aberta ou possui horários especiais de atendimento. É importante que Proprietários aprendam sobre as práticas recomendadas para empresas afetadas pelo Covid-19 e o que podem fazer para manter seus clientes bem informados.


Estas são as alterações temporárias de funcionamento do Google Meu Negócio neste momento incomum.


Edições das informações comerciais

Priorizaremos as revisões de edições para empresas essenciais relacionadas à saúde. No momento, também priorizaremos análises das novas informações de situação das empresas marcadas como em funcionamento ou fechada para atendimento, inserções de horários especiais, fechamentos temporários,

descrições de negócios e edições de atributos


Reivindicações e verificações de listagens (fichas de locais) recém-criadas

Nossa equipe de suporte analisará manualmente novas listagens, reivindicações e verificações para empresas relacionadas a saúde, estas terão prioridade sobre as demais.

Embora priorizemos esses serviços - reivindicações e verificações - espere um atraso na publicação de novas fichas de empresas para outros tipos de negócios na Pesquisa Google e no Google Maps.


Comentários, Perguntas e Respostas

Novos comentários, respostas a comentários e novas perguntas e respostas estarão indisponíveis durante esse período.


O Google ainda acrescenta que agradece a paciência de todos durante esse período e completa "forneceremos mais atualizações assim que estiverem disponíveis."

Nessa nota o Google deixa claro que os serviços do Meu Negócio estarão bem reduzidos e que inclusive alguns que necessitam de um grande volume de operadores e revisores não estarão disponíveis no momento.

Se você estiver enfrentando algum problema ou precisar de orientação, visite o Fórum de Ajuda do Google Meu Negócio em Português, pois os voluntários continuam de plantão na plataforma auxiliando dentro do possível.


O que está acontecendo na prática

Nesse momento alguns usuários e/ou contas já estão sentindo essa restrição. Na imagem a seguir o Local tenta responder a um cliente e recebe a mensagem de erro no aplicativo do Meu Negócio que não será possível. Outras contas continuam funcionando normalmente. Da mesma forma, alguns usuários conseguem comentar normalmente e outras contas não. A dica de Gmapas.com é, aguarde esse momento passar. Não incentive seus clientes a efetuarem comentários nesse momento em que não é possível saber como esta e outras funcionalidades do Google Meu Negócio se comportarão.