Google implanta a opção fechado temporariamente

Por conta da Pandemia do Coronavírus, o Google Meu Negócio agora oferece a opção de informar que sua empresa está fechada temporariamente

O painel do Google Meu Negócio antes da crise vivida por micro, pequenos e médios negócios por conta da Pandemia do Coronavírus - Covid-19 oferecia apenas três opções de "estado" de uma empresa:

1 - Horário de funcionamento normal

Nesta opção donos de empresa indicam seu horário de funcionamento habitual. Quando um usuário pesquisa por sua empresa o Google com base nos dados inseridos pelo proprietário da ficha informa se o local está aberto ou não.

2 - Horários de funcionamento especiais

Nesta opção donos de negócio podem inserir aqueles horários que a empresa funcionará ou não fora do habitual. Por exemplo, pode indicar que no dia de uma grande promoção vai abrir mais cedo ou fechar mais tarde. Pode comunicar como será o funcionamento nos feriados nacionais ou locais. Os horários especiais podem ser inseridos para o ano inteiro. Na data determinada para o horário especial ele se sobrepõe ao horário normal de sua empresa, sem a necessidade dos donos de fichas locais terem sempre de alterar seu horário habitual.

3 - Fechado permanentemente

A outra opção não é um tipo de horário, mas sim um estado da empresa, informar a quem pesquisa por um negócio que ele está fechado permanentemente.

O Google tem como política não remover os dados de um negócio do seu mapa, mesmo que ele esteja fechado. Uma empresa marcada como encerrada não é mostrada nos resultados de pesquisa, mas se um usuário busca especificamente por uma empresa que não funciona mais o Google a mostra, mas informa que está permanentemente fechada, ou seja, o usuário entende que aquele negócio acabou suas atividades.

Com a pandemia do Coronavírus muitas empresas estão fechando ou sendo obrigadas a fechar por um tempo indeterminado. O Google estabeleceu como meta nesta crise tornar as informações no seu mapa o mais precisa possível no aspecto de negócios que estejam abertos para atender seus clientes ou não. E com essa premissa como política a empresa criou um quarto "estado" para as negócios, o "fechado temporariamente".

Agora quando você efetua login na sua conta do Google Meu Negócio e clica no menu (no computador) ou na aba Perfil> Ver todos > Editar informações comerciais (no aplicativo) irá encontrar uma nova opção para informar o "estado" de seu negócio, a opção marcar como fechado temporariamente.

Anteriormente você não conseguia fazer isso no Google Meu Negócio. Mas, com a crise do Coronavirus que está obrigando o fechamento temporário de empresas durante esse surto, o Google adicionou um botão rápido no Google Meu Negócio para efetuar essa ação.

Após marcar a empresa fechada temporariamente nos resultados de pesquisa aparecerão os avisos de local fechado temporariamente.

Não é agradável ver que precisamos de uma opção como esta, mas é aqui que estamos neste momento.

Tem alguma dúvida clique aqui e pergunte no Fórum de Ajuda do Google Meu Negócio em Português e poste suas dúvidas.