Google desativará serviço de mensagens do Google Meu Negócio

Empresas que não responderem seus clientes em até 24 horas terão a ferramenta mensagens desabilitada

Google desativará mensagens de empresas que não respondem em até 24 horas

Desde que o Google Meu Negócio desativou a ferramenta mensagens por SMS, a função tem sido feita exclusivamente pelo aplicativo da plataforma.


Acompanhando o desempenho da funcionalidade o Google chegou a conclusão que muitas empresas acionam a ferramenta Mensagens mas não utilizam com efetividade. Muitos negócios não respondem seus clientes em um prazo razoável e uma grande maioria sequer respondem seus clientes.


O objetivo da ferramenta "Mensagens" é ser mais um canal de contato rápido entre empresas e clientes. Ao não responder as mensagens enviadas através da plataforma as empresas frustram seus usuários e criam uma experiência ruim de comunicação o que poderia a longo prazo levar ao descrédito da ferramenta como uma plataforma de comunicação entre empresas e clientes. Por isso desde hoje 16 de Dezembro de 2019 o Google está comunicando através do aplicativo Google Meu Negócio aos donos de empresas que fazem uso desta ferramenta que para mantê-la na sua página no Google Mapas e na Pesquisa Google os negócios terão de responder aos seus clientes em até 24 horas. Este prazo agora é um requisito para manter a ferramenta funcionando na sua página do Google Meu Negócio.

Atualização 19 de Dezembro 2019

No dia 19 de Dezembro de 2019 o Google fez uma atualização na Central de Ajuda do Meu Negócio onde agora consta:


"O requisito a seguir é direcionado a empresas que usam o recurso de mensagens no Google Meu Negócio.


Quando você recebe uma nova mensagem, é importante responder em até 24 horas. Isso aumenta a confiança e incentiva o engajamento com sua empresa. Para motivar respostas em tempo hábil, o recurso de mensagens será desativado se as empresas não responderem dentro desse período."


Também foi adicionado um menu com perguntas frequentes sobre o novo requisito:


Perguntas frequentes:


O que acontece quando o recurso de mensagens está ativado?

Quando a troca de mensagens está ativada, os clientes podem falar com você a qualquer momento por meio do botão "Mensagem" no perfil da sua empresa no Google. Ao habilitar esse recurso, você também verá os botões Solicitar cotação ou Solicitar uma reserva em algumas categorias no perfil da sua empresa na Pesquisa Google. Você receberá notificações de mensagens no app Google Meu Negócio. É possível personalizar a mensagem automática de boas-vindas que os clientes receberão ao entrar em contato. Se a ficha da empresa do Google Meu Negócio tiver vários proprietários ou gerentes, todos poderão se comunicar com os clientes. Os clientes poderão ver seu nome e a foto do perfil na página Sobre mim.

Como faço para manter o botão de mensagem ativado no Google?

Todos os usuários do recurso de mensagens do Google Meu Negócio precisam responder às mensagens até 24 horas depois de recebê-las. Caso contrário, o Google removerá o botão de mensagem do perfil da sua empresa para preservar a experiência do cliente. Se a mensagem for inadequada ou considerada como spam, marque-a como spam.

Como o tempo de resposta é calculado?

Seu tempo de resposta é calculado de acordo com o tempo médio que sua empresa leva para responder a novas mensagens de clientes com base nas interações dos últimos 28 dias. Se você tiver recebido menos de 10 mensagens nesse período, o tempo de resposta usará as últimas 10 interações. Se tiver recebido menos de 10 mensagens desde que começou a utilizar o recurso, o tempo de resposta usará todas as interações.

O recurso de mensagens foi desativado. Como faço para reativá-lo?

Caso você perca o acesso ao botão de mensagem, habilite o recurso novamente. Para manter a troca de mensagens ativa, responda a todas as novas mensagens em até 24 horas.

Existe algum tipo de mensagem não usada no cálculo do tempo de resposta?

Sim. As mensagens de boas-vindas e aquelas marcadas como spam não são usadas no cálculo do tempo de resposta.

Mais informações visite os links a seguir:


- Como enviar mensagens no app do Google Meu Negócio - Português brasileiro


- Mensagens na aplicação My Business - Português de Portugal