Google começa oferecer o serviço Garantido pelo Google no GMN.

O Google está começando a testar a certificação garantida por uma taxa mensal para empresas com perfil no Google Meu Negócio.

Ao custo de $50,00 (dólares) por mês, sujeito às regras normais de elegibilidade do programa Garantido pelo Google, que incluem verificações de antecedentes e licenciamento ao custo anual de US $ 600 - assumindo que os requisitos de elegibilidade sejam atendidos - o programa foi introduzido primeiramente em conexão com os Anúncios de serviços locais para aumentar a confiança do consumidor nas empresas anunciadas no Google.

O programa é usado historicamente na categoria de serviços domésticos. No ano passado (2019), o Google lançou um programa semelhante para serviços profissionais chamado Google Screened.


Segundo as informações de suporte do Google em língua inglesa (por e-mail para GMapas.com) esclareceu que o programa junto ao Meu Negócio é um teste.

"Estamos sempre testando novas maneiras de melhorar nossa experiência para nossos anunciantes, comerciantes e usuários. Esta experiência mostrará o selo do Garantido pelo Google no perfil da empresa selecionada. Não temos mais nada a anunciar agora."

O Programa pode vir a se tornar uma espécie de assinatura para o GMB? Seria prematuro especular isso, no entanto, mesmo que o Google afirme que a participação no Garantido pelo Google não altera e nem influência no posicionamento de um local no resultado da pesquisa, o fato é que se uma empresa tem o selo e outra não tem isso irá criar naturalmente entre os clientes a cizania de empresas consideradas seguras (com o selo) e empresas consideradas não seguras (sem o selo).


O que é o programa Garantido pelo Google - Google Guarantee

É um programa de certificação para anunciantes locais e que atualmente está sendo também testado junto a perfis do Google Meu Negócio. O programa adiciona um selo do "Google Guarantee" (Garantido pelo Google) e está disponível para empresas que passam no processo de triagem, qualificação e certificação do Google.


Se o negócio recebe a certificação de "Garantido pelo Google" os clientes que chegarem a uma empresa através do Google e não ficarem satisfeitos com a qualidade do serviço prestado poderão solicitar o reembolso do valor pago pelo trabalho executado.


Atualmente os limites da cobertura para reivindicações são:


Estados Unidos: US $ 2.000 Canadá: CAD $ 2.000


O que o Google cobre

  • A Garantia do Google cobre reivindicações até o valor da fatura do trabalho executado ou até o limite de cobertura.

  • Os serviços devem ter sido reservados pelo Google Local Services. A Garantia do Google não cobre projetos complementares ou futuros, danos à propriedade, insatisfação com o preço ou a capacidade de resposta do fornecedor ou cancelamentos.

Como funciona

Se um cliente insatisfeito envia uma reivindicação, o Google entra em contato com a empresa para entender a situação que levou a reclamação do cliente. A empresa reclamada tem a oportunidade de acertar a situação com seu cliente. Depois de investigar a reivindicação, o Google decidirá sobre uma resolução.


As empresas podem se inscrever para obter o "Garantido pelo Google" através da plataforma de anúncios de serviços locais. Os profissionais que aparecem nos serviços locais por meio de parceiros afiliados do Google também são garantidos pelo serviço.


Atualmente o programa só está disponível nos Estados Unidos e Canadá. A visualização do selo só é mostrado para clientes quando estes acessam uma empresa a partir dos EUA e Canadá, não é mostrado para clientes fora destes países.