Google apresenta problemas no seu serviço de SMS

O serviço de confirmação por códigos via SMS do Google está enfrentando dificuldades no envio de mensagens

O Google envia códigos via SMS para um telefone celular do usuário previamente cadastrado para uma verificação de segunda camada, também chamado de verificação em duas etapas. Esse tipo de ferramenta se tornou muito comum em serviços como Instagram, Facebook e outros. Usuários do Gmail, inicialmente no Brasil e depois em outros locais pelo mundo tem relatado que, ao utilizar a confirmação em segunda etapa pelo método SMS estão recebendo uma mensagem em branco.


O problema também afeta o Meu Negócio, pois a ferramenta em alguns casos oferece aos donos de empresas a possibilidade de confirmar uma empresa via um código enviado por SMS.


Usuários no fórum de ajuda do My Business em português tem relatado, inclusive com capturas de tela, que as mensagens chegam sem conteúdo. As mensagens estão sendo recebidas em branco.


O problema já foi detectado pelo Google, que esclareceu não está afetando todas as contas, somente um pequeno número de usuários. Providências já estão em andamento. A intermitência está acontecendo desde 26/03/2020 segundo painel de atividade das ferramentas Google


Se sua conta está passando por esta dificuldade, mesmo já sabendo do problema, avalie também se o seu aplicativo de SMS está com configurações corretas, pois muitas vezes problemas com este tipo de mensagem tem na raiz a incompatibilidade dos aplicativos, principalmente aqueles alternativos que não vieram instalados oficialmente no telefone.


Se está tentando confirmar sua empresa no GMN por SMS e está recebendo essa mensagem em branco há duas opções: aguardar o Google consertar o bug ou utilizar outro método alternativo, geralmente o cartão postal.


Atualização 06/04/2020

Google informou no portal de status de suas ferramentas que este e outros problemas que afetavam a ferramenta SMS confirmação nas contas Google com Gmail foram solucionados

Painel de atividade ferramentas Google