Google aplicará com rigor nova política de imagens em fichas de empresas

O Google deseja garantir que "todo o conteúdo que apareça no perfil comercial seja relevante, de alta qualidade e apropriado".

Como anunciamos aqui, o Google informou mudanças nas diretrizes de fotos e vídeos do Google Meu Negócio. A empresa indicou que agora todas as imagens ou vídeos enviados para o Google, independente da origem serão analisados ​​antes de serem publicados. Muitos usuários vão sentir um atraso na sua publicação, pois antes essa revisão não existia previamente, só era efetuado após a publicação das imagens ou vídeos.


Das várias questões levantadas junto ao Google como:

- tempo de avaliação das imagens;

- se o usuário seria informado que sua contribuição não foi aprovada;

- se isso se aplicava as imagens de uma postagem;

- se a revisão seria manual ou por máquina...


...o Google só respondeu a última questão, ainda assim, de forma oficiosa, ou seja, não publicou nada em seus canais de comunicação e suporte.


A empresa respondeu que a revisão será efetuada por pessoas e robôs. Embora não forneça muitos detalhes, que é comum nestes casos, segue a declaração no português em tradução livre:


"Para garantir consistência com nossas políticas de conteúdo contribuído pelo usuário, lançamos critérios adicionais para fotos e vídeos para comerciantes. Continuaremos atualizando e aprimorando essas políticas ao longo do tempo para garantir que todo o conteúdo que aparece no perfil comercial seja relevante, de alta qualidade e apropriado. Embora não compartilhemos detalhes específicos sobre nossos processos de moderação, usamos uma combinação de revisões automatizadas e manuais e continuamos trabalhando para tornar as aprovações de fotos o mais eficientes possível. ”


A mensagem não foi assinada por nenhum funcionário específico, apenas continha, Porta voz do Google. (?).


No início de fevereiro, muitos usuários relataram no Fórum de Ajuda do Google Meu Negócio em português que Postagens do Google com imagens estavam sendo rejeitadas. A especulação inicial era de que o Google estava aplicando mais estritamente suas diretrizes de imagens, que proíbem a fotografias de bancos de imagens entre outras. No entanto, o Google esclareceu posteriormente que o problema com as postagens era realmente um bug, que foi rapidamente corrigido.


Neste assunto ainda não está claro se o Google vai aplicar sua nova política de imagens, pois Postagens são justamente para as empresas exercerem sua criatividade: postar convites de eventos, ações, avisos, promoções etc. Como isso será feito só com imagens internas? Questionado, o suporte oficial do Google Meu Negócio em português por e-mail respondeu o seguinte:


Gil Mapas

...o que temos são as políticas de qualidade das postagens que seguem inalteradas...


e anexou um link para a Central de Ajuda com as políticas de Postagem da ferramenta:


-https://support.google.com/business/answer/7213077?hl=en


Se você tem uma ficha no Google Meu Negócio deverá entender e seguir as diretrizes de imagem e vídeo estabelecidas pelo Google para evitar a rejeição de seu conteúdo. Infelizmente algumas trechos das diretrizes são ambíguos e isso vai forçar um exercício de muito bom senso por parte de todos, é um cenário que criará alguns desafios. No entanto o mais importante é entender que: “Capturas de tela, GIFs, imagens montadas ou imagens tiradas por terceiros como de bancos de imagens não devem ser publicadas no álbum da empresa. Para ser relevante, fotos ou vídeos devem ser tirados pelos usuários no local, como explica o Google: "se o assunto principal do conteúdo for irrelevante para o local, ele poderá ser removido.”


Primeiro Teste do Gmapas.com

Enviamos para a nossa ficha seis imagens, três de acordo com as diretrizes e três infringindo propositalmente as políticas de conteúdo. E o resultado foi esse:


- 3 imagens que estavam de acordo foram revisadas e publicadas nessa ordem, uma dois dias depois e duas três dias depois, mesmo todas enviadas em um upload único. Não houve nenhum aviso que o material havia sido aprovado, simplesmente entrou no ar.


- 3 imagens que violavam a política: uma captura de tela bem perceptível, um gif e uma imagem do banco de imagens do Canva. Até o momento sem nenhuma notícia. Ainda não foram publicadas e também não houve nenhum aviso do Google se foram de fato rejeitadas.


Segundo Teste do Gmapas.com

Enviamos para uma das fichas de terceiros como usuário comum, logado em conta pessoal cinco imagens de pratos do restaurante. Acrescento que já tenho um histórico de publicar imagens dos pratos desse restaurante. As fotos ficaram on-line imediatamente, no exato momento que terminaram de serem carregadas no Google.