Empresa suspensa no Google, o que fazer?

A suspensão da ficha de uma empresa no Google Meu Negócio é algo delicado e deve ser avaliado com cautela.

Empresa suspensa no Google, o que fazer?

Começa mais um dia e você vai vistoriar sua empresa no Meu Negócio do Google. Para sua surpresa há uma mensagem que para seu mundo: "sua ficha foi suspensa por problemas de qualidade" ou "suspenso por desrespeito as diretrizes". Isso é dramático, pois com o aviso outras medidas contra sua ficha já foram implementadas. A mais impactante é que sua empresa deixa de aparecer na Pesquisa Google e no Mapas. Ao longo do tempo conforme a informação vai propagando nos servidores da empresa seu local vai desaparecendo de outras ferramentas como Agenda, local no Fotos, linha do tempo no Google Maps até o nome do seu local ser só uma lembrança. Bate aquele desespero.

Junto com o aviso vai um link que leva até um artigo na Central de Ajuda do Produto que direciona para as Políticas do GMN e um formulário para solicitar reconsideração.

Atualmente o GMN tem três tipos de punição:

a) - Ficha suspensa

Na escala de punições essa é a mais branda, pois mesmo suspensa ainda é possível recorrer da decisão do Google.

b) - Remoção da Conta Google de Administrador

Uma ficha de empresa pode ter vários usuários/contas Google fazendo sua administração. O gerente, o gerente local etc. Se a conta de um administrador for removida da ficha da empresa o local não será afetado, desde que essa remoção não tenha acontecido no proprietário principal.

c) - Remoção da Conta do Proprietário/Remoção da ficha

A remoção aqui pode acontecer sozinha ou separada, ou seja, a ficha da empresa pode ser retirada e a conta Google mantida. Ou ambos serem excluídos. Essa punição é a mais severa. A remoção de uma empresa em raros casos é revertida. No caso de exclusão da conta Google - que leva junto todos os produtos, inclusive o Meu Negócio, há recurso também, mas como é ao nível da conta os caminhos são complexos. Na maioria das vezes a decisão é negativa. Não é possível utilizar o formulário de suspensão para tratar desses assuntos.


O GMN há muito tempo vem refinando seus algoritmos de revisão e de tempos em tempos vemos essa evolução. Parece que uma destas atualizações aconteceu agora, justamente na crise do Coronavírus - Covid19, talvez face ao abuso praticado por empresas de alimentação nos EUA ou já estava programado para entrar no ar. O fato é que na Comunidade de Ajuda do GMN em Português está nítido o aumento do volume de questões envolvendo fichas suspensas pedindo ajuda.


Os motivos que levam a suspensão da ficha são muitos, mas o Google não faz suspensão - salvo um falso positivo - de forma deliberada, a ação é sempre ocasionada por desrespeito as Diretrizes da ferramenta.


Abaixo listamos alguns dos principais motivos que levam a suspensão por problemas de qualidade e como evitá-los.


1 - Nome da empresa/local

a) - Colocar informações desnecessárias no nome

Alfredo montou em Belo Horizonte um restaurante 24 horas com bar na rua Rio de Janeiro e batizou de Corujão. Como isso deve ser cadastrado?


O correto

Nome - Corujão

Categoria principal - Restaurante

Categoria secundária - Bar

Horário - aberto 24 horas

Endereço - Rua Rio de Janeiro, Belo Horizonte, MG


Mas Alfredo não resiste a tentação de acrescentar palavras que não devem estar no nome.


Incorreto

Nome - Bar e Restaurante Corujão - 24 horas

Salvo se o nome fosse 24 horas, tudo além de Corujão já está em desacordo com as diretrizes.


Restaurante e bar são categorias e 24 horas é horário. Só aqui o usuário já cometeu duas violações.


A justificativa mais ouvida é que viu assim em outros locais. Pode ter visto, mas está errado e não é o padrão. Se o Google pega derruba a ficha. Coloque o nome de sua empresa como ele é. Acréscimos desnecessários atualmente são considerado spam.


b) - Alteração do nome

Nome de empresa é quase igual nome de gente. As ocasiões que levam a mudança são poucas: troca de proprietários, determinação judicial, alteração de marca etc. O Google sabe disso, que nome de empresa não muda de cinco em cinco minutos. O maior erro de usuários aqui é tratar o Meu Negócio como um perfil de rede social. Na rede social você troca seu nome, seu apelido, seu nome de usuário sem problemas. GMN não é assim. Nome de empresa deve ser estático. Quer dizer que o nome não pode ser alterado? Pode, mas não de três em três meses.


Erro

Empresa cadastrada como TriploX.

Três ou 90 dias depois alterado para TriploXX.

Seja qual for a razão de mudança de nome, se acontecer pode ir para revisão, revisão com necessidade de nova confirmação ou suspensão.


Em 2012 quando o produto ainda era Places, numa troca de mensagens com uma colaboradora do Google (que hoje não está mais no time) explicou que qualquer alteração em nome de empresa somado a uma série de critérios internos acendia todos os sinais vermelhos do sistema.


Não faça isso

Alterações desnecessárias no nome;

Acréscimos desnecessários ao nome;

Acrescentar categorias, comodidades, horários e descrições ao nome;


2 - Endereço da empresa

A localização de uma empresa geralmente muda pouco ao longo de sua existência e o Google também sabe disso. No Brasil um contrato de locação comercial é de no mínimo um ano. Alterações nessa categoria no Brasil antes de 12 meses a depender do histórico da ficha leva a revisão, revisão manual, nova confirmação da empresa ou suspensão. Tudo é uma soma de fatores. Por exemplo, um hotel não muda de endereço com frequência da mesma forma que um hospital também não.


Não faça isso

Efetuar edições desnecessárias no atributo endereço.


3 - Categorias

Outra tipo de edição que costuma derrubar fichas é alterações nesse atributo. Os mais comuns são:


a) - Excesso de categorias

Usuários costumam exagerar na quantidade adicionada.


b) - Categoria inconsistente

Um restaurante não muda e passa a ter a categoria salão de beleza. A chamada alteração inconsistente de categorias é observada com rigor pelos algoritmos da empresa. Inconsistência nas categorias também costuma levar para suspensão.


c) - Categorias divergentes

A equipe do Meu Negócio explicou que a chamada ação divergente acontece quando categorias diversas entre sim são adicionadas a mesma ficha. A inclusão delas a depender do histórico ao invés de revisão leva para suspensão.


Não faça isso

Clínica Odontológica MY Business

Categoria principal - Dentista

Categoria secundária - lava jato, oficina mecânica



d) - Categorias convergentes

As chamadas categorias convergentes são aceitas pelo GMN, mas não deve-se abusar delas e principalmente evitar alterações desnecessárias


O correto

Hotel Meu Negócio

Categoria principal - hotel

Categoria secundária - spa

Isso é uma amostra de categorias convergentes, pois um hotel pode ter um spa.


4 - Descrição da empresa

Inconsistências na descrição da empresa é um mal negócio, pois a depender do conteúdo do texto e/ou se houver flagrante desrespeito as Diretrizes a ficha é derrubada. Usar palavrão, incitar o ódio, discriminação, spam, enganar etc são comportamentos não tolerados pelo Google.


Participando de um hangout em novembro de 2014 com Jade Wang que compunha à época o time do Google Meu Negócio, explicou que no bolo de suspensões - sem fornecer números - os itens acima 1,2 e 3 eram os principais motivos de interrupção das fichas. Deixou claro que na maiorias das vezes apenas uma ação não desencadeava a cessação da página . Quando ocorre é porque que outros motivos somados a uma edição específica levou a interrupção. Citou empresas que alteram seu endereço sem problemas e outras que ao modificar apenas o horário são suspensas por problemas de qualidade. Por motivos óbvios nenhum detalhe foi fornecido.


Guarde isto:

Ficha de empresa no Meu Negócio não é seu perfil de rede social.

Tudo que você faz numa ficha é revisado pelo Google, antes ou depois, mas é verificado. Se não é necessário editar atributos, não faça.


Não faça porque outro fez

Viu mal exemplos no mapa e resolveu copiar, não faça. Denuncie, mas não copie. Algo incorreto pode passar pela peneira, mas quando a peneira pega a punição acontece. Reativar um local suspenso no mapa é demorado. Tem de preencher um formulários com diversas informações. Sem a crise do coronavírus já demorava mais de 30 dias para uma reavaliação acontecer. Usuário tem de visitar o painel do Meu Negócio para verificar se a suspensão aconteceu, pois atualmente o Google não avisa ou envia e-mail indicando que levantou a interrupção.


Como é feita a revisão

Em linhas gerais segundo o googler e ex colaborador do GMN Abhishek Jain esse é o processo.

Suspensão de empresa no Google Meu Negócio

Onde consultar?

As Diretrizes para Representar sua empresa no Meu Negócio do Google

Solicite apoio dos colaboradores do Fórum do GMN em português

* Este texto é uma atualização de artigo igual já publicado por este mesmo site.