Empresa suspensa no Google, o que fazer?

A suspensão da ficha de uma empresa no Google Meu Negócio é algo delicado e deve ser avaliado com cautela.

Empresa suspensa no Google, o que fazer?

Começa mais um dia e você vai vistoriar sua empresa no Google Meu Negócio. Para sua surpresa há uma mensagem que o deixa apavorado: "sua ficha foi suspensa por problemas de qualidade" ou "suspenso por desrespeito as diretrizes" ou algo semelhante. Isso é dramático, pois com o aviso outras medidas contra sua empresa já foram implementadas. A mais impactante é que seu negócio deixa de aparecer na Pesquisa Google e no Mapas. Ao longo do tempo conforme a informação vai se propagando nos servidores do Google seu local vai desaparecendo de outras ferramentas do Google, até o nome do seu local ser só uma lembrança. Bate aquele desespero.

Junto com o aviso vai um link que leva até um artigo na Central de Ajuda do Produto que direciona para as Políticas do GMN e um formulário para solicitar restabelecimento de sua empresa.

Atualmente o GMN tem três tipos de punição:

a) - Remoção da Conta Google

Uma ficha de empresa pode ter várias contas Google fazendo sua administração. O gerente, o gerente local etc. Se a conta de um administrador desrespeitar as políticas do Meu Negócio será removida da ficha da empresa e o local não será afetado, desde que essa remoção não tenha acontecido no proprietário principal.

b) - Remoção da ficha da empresa

Essa punição é a mais severa. A remoção de uma empresa - que não deve ser confundido com a suspensão - em raros casos é revertida. A remoção aqui pode acontecer pelos seguintes motivos:


1 - Exclusão da conta Google por violação grave

A exclusão de uma conta Google por violação grave dos termos de uso do Google leva junto todos os produtos, Fotos, Gmail e inclusive o Meu Negócio. Há recurso, mas como é ao nível da conta os caminhos são complexos. Na maioria das vezes a decisão é negativa. Não é possível utilizar o formulário de suspensão do Meu Negócio para tratar desses assuntos.


2 - Exclusão por violação grave

Se a ficha de empresa cometeu uma violação grave que não pode ser punida com a suspensão é totalmente removida do Google como se nunca tivesse existido. Atualmente não há como recorrer desta decisão, pois a ficha da empresa inclusive também some do painel do GMN.


c) - Ficha suspensa

Essa é a punição mais comum aplicada as empresa que tem uma ficha no GMN. Na escala de punições essa é a mais branda, pois mesmo suspensa ainda é possível recorrer da decisão do Google e restabelecer o negócio local.


O GMN há muito tempo vem refinando seus algoritmos de revisão. De tempos em tempos vemos essa evolução. Parece que uma destas atualizações aconteceu agora, justamente na crise do Coronavírus - Covid19. Não se sabe se esta atualização foi face ao abuso praticado por empresas de alimentação nos EUA ou já estava programada para entrar no ar. O fato é, na Comunidade de Ajuda do GMN em Português ficou nítido o aumento do volume de questões envolvendo fichas suspensas pedindo ajuda.


Os motivos que levam a suspensão da ficha são muitos, mas o Google não faz suspensão - salvo um falso positivo - de forma deliberada, a ação é sempre ocasionada por desrespeito as Diretrizes da ferramenta.


Participando de um hangout em novembro de 2014 com Jade Wang que compunha à época o time do Google Meu Negócio, ela explicou que no bolo de suspensões - sem fornecer números - os itens abaixo 1,2 e 3 eram os principais motivos de interrupção das fichas, ou seja, os campeões de violação das políticas do Meu Negócio. Segundo a mesma há centenas e centenas de ações que podem derrubar o perfil da empresa como spam e etc.


Abaixo listamos alguns dos principais motivos que levam a suspensão por problemas de qualidade e como evitá-los.


1 - Nome da empresa


a) - Colocar informações desnecessárias no nome

Esse é o motivo número um que derruba fichas de empresas no GMN.

Alfredo montou em Belo Horizonte um restaurante 24 horas com bar na rua Rio de Janeiro e batizou de Corujão. Como isso deve ser cadastrado?


O correto

Nome - Corujão

Categoria principal - Restaurante

Categoria secundária - Bar

Horário - aberto 24 horas

Endereço - Rua Rio de Janeiro, Belo Horizonte, MG


Mas Alfredo não resiste a tentação de acrescentar palavras que não devem estar no nome.


Incorreto

Nome - Bar e Restaurante Corujão - 24 horas

Salvo se o nome fosse 24 horas, tudo além de Corujão já está em desacordo com as diretrizes. É muito comum ver categorias nos nomes da empresa como "restaurante", "desentupidora", "loja" e etc.


Restaurante e bar são categorias e 24 horas é horário. Só aqui o usuário já cometeu duas violações que leva a derrubada da ficha da empresa no Google.


A justificativa mais utilizada por usuários do GMN quando seu negócio é suspenso por este motivo é indicar que viu assim em outros locais. Pode ter visto e acontece muito, mas está errado e não é o padrão. Se o Google pega a violação suspende a ficha, e questionar que outros locais incorrem no mesmo erro não serve como justificativa para restabelecer sua empresa. Coloque o nome de sua empresa como ele é. Acréscimos desnecessários atualmente são considerado spam.


b) - Alteração do nome

Nome de empresa é quase igual nome de gente. As ocasiões que levam a mudança são poucas: troca de proprietários, determinação judicial, alteração de marca etc. O Google sabe disso, que nome de empresa não muda de cinco em cinco minutos. O maior erro de usuários é tratar o Meu Negócio como um perfil de rede social. Na rede social você troca seu nome, seu apelido, seu nome de usuário sem problemas. GMN não é assim. Nome de empresa deve ser estático. Quer dizer que o nome não pode ser alterado? Pode, mas não de três em três meses.


Erro

Empresa cadastrada como TriploX.

Três ou 90 dias depois alterado para TriploXX.

Seja qual for a razão de mudança de nome, se acontecer pode ir para revisão, revisão com necessidade de nova confirmação ou suspensão.


Em 2012 quando o produto ainda era Places, numa troca de mensagens com uma colaboradora do Google (que hoje não está mais no time) explicou que qualquer alteração em nome de empresa somado a uma série de critérios internos acendia todos os sinais vermelhos do sistema.


>>> Não faça isso <<<

Alterações desnecessárias no nome;

Acréscimos desnecessários ao nome;

Acrescentar categorias, comodidades, horários e descrições ao nome;


2 - Endereço da empresa

A localização de uma empresa geralmente muda pouco ao longo de sua existência e o Google também sabe disso. No Brasil um contrato de locação comercial é de no mínimo um ano. Alterações nessa categoria no Brasil antes de 12 meses a depender do histórico da ficha leva a revisão, revisão manual, nova confirmação da empresa ou suspensão. Tudo é uma soma de fatores. Por exemplo, um hotel não muda de endereço com a mesma frequência de uma loja de roupas. Um hospital, uma clínica odontológica não muda de local com a frequência de uma lanchonete.


Quer dizer que o endereço não pode ser alterado? Pode, mas não com inconstância.


>>> Não faça isso <<<

Efetuar edições desnecessárias no atributo endereço.


3 - Categorias

Outra tipo de edição que costuma derrubar fichas é alterações nesse atributo. Os mais comuns são:


a) - Excesso de categorias

Usuários costumam exagerar na quantidade adicionada com a intenção de melhorar sua classificação no Google.


b) - Categoria inconsistente

Um restaurante não muda e passa a ter a categoria salão de beleza. A chamada alteração inconsistente de categorias é observada com rigor pelos algoritmos da empresa. Inconsistência nas categorias tem levado empresas para suspensão.


c) - Categorias divergentes

A equipe do Meu Negócio explicou que a chamada ação divergente acontece quando categorias diversas entre sim são adicionadas a mesma ficha. A categoria principal restaurante não pode ter a categoria secundária hospital, mas o inverso pode acontecer. A inclusão de categorias divergentes a depender do histórico da ficha leva para suspensão.


>>> Não faça isso <<<

Clínica Odontológica MY Business

Categoria principal - Dentista

Categoria secundária - lava jato, oficina mecânica


d) - Categorias convergentes

As chamadas categorias convergentes são aceitas pelo GMN, mas não deve-se abusar delas e principalmente evitar alterações desnecessárias


O correto

Hotel Meu Negócio

Categoria principal - hotel

Categoria secundária - spa

Isso é uma amostra de categorias convergentes, pois um hotel pode ter ou ser um spa.


4 - Descrição da empresa

Inconsistências na descrição da empresa é um mal negócio, pois a depender do conteúdo do texto e/ou se houver flagrante desrespeito as Diretrizes a ficha é derrubada. Usar palavrão, incitar o ódio, discriminação, spam, enganar o usuário etc são comportamentos não tolerados pelo Google.


A descrição da empresa serve justamente para isso, descrever seu negócio. Ao invés de tentar fazer isso no nome da empresa aqui esse é local correto para isso. Mas não se empolgue. Descrição não é local para você anunciar uma promoção, para isso há a ferramenta postagem.


Guarde isto:

Ficha de empresa no Meu Negócio não é seu perfil de rede social.

Tudo que você faz numa ficha é revisado pelo Google, antes ou depois, mas é verificado. Se não é necessário editar atributos, não faça.


Não faça porque outro fez

Viu mal exemplos no mapa e resolveu copiar, não faça. Denuncie, informe ao Google mas não copie. Algo incorreto pode passar pela peneira, mas quando a peneira pega a punição acontece. Reativar um local suspenso no mapa é demorado. Tem de preencher um formulários com diversas informações. Sem a crise do coronavírus uma revisão no processo manual já demorava mais de 30 dias para acontecer. Usuário tem de visitar o painel do Meu Negócio para verificar se a suspensão aconteceu, pois atualmente o Google não avisa ou envia e-mail indicando que levantou a interrupção se esta for para uma avaliação manual.


Como é feita a revisão

Em linhas gerais segundo o googler e ex colaborador do Google Meu Negócio Abhishek Jain esse é o processo:

Suspensão de empresa no Google Meu Negócio

Onde consultar?

Para não incorrer em erros a melhor maneira é dedicar um tempinho e ler

As Diretrizes para Representar sua empresa no Meu Negócio do Google


Se em algum momento precisar de auxílio, tiver qualquer dúvida ou mesmo a empresa suspensa solicite apoio dos colaboradores do Fórum do GMN em português


Saiba mais

Existe uma atualização deste assunto, clique aqui para ler

→ 11 de Julho de 2020


* Este texto é uma atualização de artigo igual já publicado por Gmapas.com.