Dica de Gmapas para seu site do Meu Negócio

Desde do dia 16 que sites do Google Meu Negócio pararam de funcionar, mas tem uma solução temporária.

Como informamos aqui os sites fornecidos pelo Google Meu Negócio pararam de funcionar, inclusive Gmapas.com fez vários testes que constataram a falha.


Ao pesquisarmos outros mercados e em contato com usuários da ferramenta do Google no Canadá, EUA e Israel concluímos que o problema está localizado, está acontecendo somente no Brasil ou em mercados de língua portuguesa que façam uso do domínio "negocio.site". Nos mercados, principalmente de língua inglesa, que é gigantesco, ninguém está passando por este problema. Se tivessem estaria havendo uma gritaria geral.


Ao analisar mais profundamente a sintaxe dos endereços dos sites em outros locais onde estão funcionando normalmente observei que a única diferença entre os endereços do site do Google Meu Negócio entre Brasil e Portugal com Canadá, EUA e Israel - que são idênticos por padrão - é que nestes mercados utiliza-se a palavra "business" no lugar de "negócio". Ok, eu sei que faz sentido. Business é inglês e no Brasil se fala português, então essa parte do endereço estar traduzido para o português como "negócio" é mais que lógico, certo? Mas analisando mais detalhadamente é fácil perceber que essa lógica de tradução do trecho "business" para a língua local das empresas é aplicado somente na língua portuguesa. Mesmo em países conservadores com a língua como na França, Alemanha ou nos países de língua espanhola como Argentina o padrão inglês é o que impera, ou seja, os sites do Google Meu Negócio não tem a expressão "business" traduzida para o mercado local.


Com isso em mente pensei, talvez seja um problema de redirecionamento do Google, do seu domínio padrão "business.site" para "negocio.site". Feito o teste. Foi um sucesso. Todos os sites com esse problema voltaram ao ar imediatamente, fazendo-me concluir que de fato nunca saíram do ar, que é apenas um problema de redirecionamento do Google.


Para não frustrar seus clientes, pois é muito chato chegar a um site e encontrá-lo fora do ar, você pode aplicar a solução abaixo.


Segue o passo a passo

É simples, no painel de gerenciamento do Google Meu Negócio substitua o trecho "negocio" por "business".

Se sua empresa utiliza o site do Google Meu Negócio e você está enfrentando essa dificuldade, clique aqui e reporte no Fórum de Ajuda do Meu Negócio em Português.


Saiba mais

Existe uma atualização deste assunto, clique aqui para ler


Curiosidade

→ Você sabe o porque no Brasil se usa "negocio.site" ao invés do padrão global do Google que é "business.site"? Clique aqui e descubra.