Anunciado nova maneira de denunciar spam no Google Maps

Google cria um formulário para denunciar golpes e spam de fichas de empresas no Mapas.

Muitas pessoas perguntam como é possível ter spam no Meu Negócio. O spam geralmente é associado ao envio em massa de mensagens por e-mail, mas hoje não se limita a isso.

Quando você tem uma empresa que se chama "João e Maria" de moda infantil e ao cadastrar esse negócio coloca no nome "João e Maria roupa para crianças", isso é spam. Colocar endereço no nome, palavras chaves, criar listagens duplicadas com pequenas variações do mesmo local, tudo isso é spam.

Muitos usuários por desconhecer as políticas do Meu Negócio involuntariamente praticam spam, mas há um grupo de pessoas mal intencionadas que praticam para burlar as regras e obter vantagem sobre a concorrência. Em ambos os casos quando o Google pega a infração voluntária ou involuntária a ficha da empresa é suspensa. Dependendo do nível de abuso a conta associada também é avaliada e pode ser banida do Google para sempre.

No Brasil o problema do spam no Meu Negócio ainda parece pequeno, pois o Google não divulga números locais de ocorrência, então não há como avaliar a extensão do problema por aqui. No entanto em mercados mais robustos como o americano isso tem sido uma pedra no caminho do Google.

Até recentemente a única forma de denunciar spam de fichas locais era através de uma seção própria pra esse assunto no fórum de ajuda americano do Meu Negócio, e em inglês. A empresa anunciou que esse tipo de suporte vai ser encerrado e criou um formulário exclusivo para tratar destas questões. Porém o formulário no momento só está disponível em inglês.

Este formulário é um grande salto do Google, um passo no sentido de reconhecer os danos que o spam no Meu Negócio causa a consumidores e empresas. Ao disponibilizar uma nova ferramenta onde as ocorrências serão analisadas por pessoas e não máquinas, a empresa manda um sinal claro que está empenhada em deter essa praga desleal e danosa que é spam do GMN.

Certamente não é o nome mais bonito, 'Formulário de Reclamação de Reparação comercial'. Mas o nome realmente não importa, mas sim que ele facilitará (essa é a intenção) muito as coisas para os profissionais e usuários comuns que desejam denunciar spam no Google Meu Negócio.

Diz o Google:

"Se você se deparar com informações enganosas ou atividades fraudulentas no Google Maps relacionadas ao nome, número de telefone ou URL de uma empresa", siga as etapas abaixo para alertar o Google sobre isso. Veja como enviar uma reclamação de spam do Google Meu Negócio:

- Clique aqui para ir para o formulário

- Leia as diretrizes na introdução do formulário com atenção. É com base nessas diretrizes que o funcionário do Google que lê seu relatório julgará a sua reclamação. Portanto, você precisa garantir que o que está alegando ser enganoso ou fraudulento esteja especificamente em desacordo com o conteúdo dessas diretrizes.

- Digite suas informações. Mesmo se você for um autônomo ou agência de marketing que representa outra empresa, será necessário inserir seu nome e endereço de e-mail.

- Selecione o conteúdo fraudulento (nome, endereço, número de telefone ou site) e adicione o URL público do GMB no campo abaixo. Você tem mais de um tipo de conteúdo para denunciar? Você precisará enviar vários formulários.

- Se você precisar criar uma denúncia com volume de vários URLs onde há fraudes fará assim:

a) - Se você tiver de 2 a 10, poderá usar o link 'Adicionar informações adicionais' para adicionar novos campos.

b) - Se você tiver mais de 10 até 100, poderá usar o recurso de upload de CSV para enviar uma planilha.

- Em seguida escreva detalhadamente por que o conteúdo é malicioso ou fraudulento. Ser detalhista é muito importante. Escreva de forma clara, profissional, respeitosa e verifique como o assunto da sua reclamação está violando as diretrizes do Google. É muito importante apontar qual trecho da política sua denuncia se refere, pois isso vai facilitar o trabalho do funcionário do Google e a compreensão do problema.

- Se você vai denunciar vários incidentes de spam, faz sentido que aqueles que exibem as mesmas características falsas (por exemplo, preenchimento de palavras-chave no nome da empresa) sejam agrupados em uma reclamação para evitar que você envie vários relatórios.

Dê uma última olhada no formulário preenchido e tudo estando de acordo Clique em 'Enviar'.

O formulário deve ser preenchido em inglês?

GMapas recebeu do Google Meu Negócio duas respostas distintas a seguir:

Sim, deve ser em inglês.

Preferencialmente, pois é a língua dos revisores e textos em outras línguas podem dificultar a compreensão do que você diz na sua denuncia.

Serei avisado do andamento da denúncia?

Não. Você receberá uma mensagem automática que seu relatório foi recebido. Você poderá acompanhar as remoções no próprio Google. Como você está relatando problemas de uma ficha que não te pertence, por questões de Privacidade o Google não dirá quais ações aplicou.