É @gilfotografie

Meu Negócio e Instagram

Como inserir empresa e/ou local no Instagram

O Instagram é uma gigantesca rede social com mais de um bilhão de usuários, sendo assim é uma ótima plataforma de divulgação de empresas e negócios. É muito bacana incentivar ou dar oportunidade aos seus clientes de marcar sua empresa numa postagem, isso faz outras pessoas conhecerem seu local. É propaganda de graça. Mas e quando você procura seu negócio e não encontra no Instagram?

O que muitas pessoas fazem é inserir o local no Google Mapas ou no Meu Negócio e depois ir procurar pela empresa na rede social. Isso acontece pois, por muitos motivos os indivíduos estão intimamente ligados ao Google Mapas. No Instagram a tela de mapa é do Google. Quando o usuário clica no mapa e aparece a mensagem "Abrir em Mapas"  ele é levado aos mapas do Google.  Com tudo isso é natural fazer uma associação com a ferramenta. Mas sinto te dizer, não é bem assim.

Quando você clica "abrir em mapas"  no Instagram,  não está abrindo um local da base de dados e listagens do Google Mapas. O que o Instagram faz é enviar as coordenadas que ele tem do local na sua base de dados através de uma solicitação seca para o Google, sem saber se de fato o lugar está lá mesmo. Por que isso acontece? Pois se o Instagram fosse utilizar as listagens de locais do Google com endereço e posição exata no mapa teria que utilizar as API's do Maps, e teriam que pagar por isso, e  custa caro. 

Mapa é uma coisa, listagens de empresas é outra. O Instagram obtém suas listagens do Open Street Maps, de sua própria base de dados, de outras fontes e claro do Facebook, sua empresa mãe. Estas listagens tem coordenadas que o Instagram envia para o mapa do Google e geralmente elas não mostram a empresa no local que deveria estar posicionada, pois há diferenças nos sistemas de referências de coordenadas. Por exemplo, o Google utiliza há tempos o sistema WGS-84 que não é o mesmo dos provedores de dados do Instagram.

 

Para que sua empresa esteja no Instagram você tem que adicioná-la no Instagram. Parece óbvio, mas a maioria das pessoas não fazem isso. Primeiro vão ao Google como indicado na inicial. Mas se não é pelo Google vem a pergunta: como adicionar minha empresa no Instagram? A plataforma não oferece nenhuma indicação prática sobre como fazer isso. E mais, não é possível inserir uma empresa diretamente no Instagram.  Como fazer então? As informações mais atuais indicam que deve-se inserir seu negócio no Open Street Maps ou no Facebook. 

Pesquise no Google os termos "adicionar empresa no instagram",  "adicionar local no instagram" ou expressões parecidas. Vários tutoriais serão apresentados. Procure por  aqueles com datas mais recentes ou atualizados, pois o Instagram  e Facebook sempre alteram a forma de inserir novos locais em suas plataformas.

Em resumo é isso:

Para sua empresa ou local aparecer no Instagram não basta adicionar no Google Mapas.

Você tem de inserir sua empresa no Instagram com as ferramentas que a empresa oferece, pesquise na web como fazer.

Em caso de problemas com sua empresa na plataforma social não adianta procurar por suporte no Meu Negócio do Google, são serviços diferentes de empresas distintas, sem ligação.