Fórum do Gmapas

Se você chegou até aqui procurando pelo fórum

do Gmapas temos uma boa notícia para você.

Ao longo dos anos a ferramenta que hoje conhecemos como Google Meu Negócio sequer tinha um suporte adequado do Google. Por um tempo passou a ter suporte em um Fórum de Ajuda do Google Places em português, mas era limitado, pois a plataforma não era acompanhada pelo Google. Depois disso o fórum foi mesclado com o fórum do Google Maps em português e passou a ter um suporte mais ativo, mas ainda assim muito distante de atender as enormes demandas de donos de negócios. Com o advento do Google Plus que incorporou funcionalidades do Google Places a ferramenta ficou de fato sem um suporte adequado, pois já não era mais atendida no fórum de  ajuda do Google Maps e nem no fórum de ajuda do Google Plus. Praticamente um "apátrida" dos produtos Google no quesito suporte.

 

Com o lançamento oficial do Google Meu Negócio (Google My Business) a ferramenta foi incorporada a um fórum de ajuda que sob seu guarda-chuva abrigava outros produtos do Google como o Adwords - atualmente Google Ads e etc.

A maior reclamação de muitos e muitos usuários que chegavam ao site do Gmapas.com principalmente pela pesquisa Google tinham como maior reclamação a frustração com o suporte do fórum, principalmente com a relação a:

 

- encontrar o fórum oficial do Meu Negócio (realmente não era fácil);

- e após encontrá-lo dificuldade maior em postar sua pergunta, pois a interface da plataforma não era muito intuitiva para quem só queria postar uma pergunta e ter uma resposta objetiva.

O Google ao longo do tempo implantou vários fóruns de ajuda para seus produtos. O primeiro modelo de comunidade tinha o nome de "Pistachio", isso há mais de 15 anos. Mesmo sempre alterando seus fóruns o Google Meu Negócio continuava numa plataforma  junto com Adwords, Google Shopping e Google Analytics. Isso era era confuso para o usuário que não conhecia a plataforma. Mas tudo isso mudou em 2019 quando pela primeira vez se padronizou quase todos os seus fóruns de ajuda de  produtos do consumidor do Google. Com essa reforma o Meu Negócio ganhou um fórum fácil de consultar e ainda mais fácil para postar. 

Além de um novo fórum de ajuda mais moderno, limpo e objetivo, pela primeira vez passou-se a usar o todo poder de pesquisa do Google para encontrar informações tanto na base da Central de Ajuda como nas postagens dos usuários, uma mudança espetacular que trouxe mais conteúdo relevante no momento que você busca informações para uma dúvida e/ou problema.

 

Há também uma ampla rede de suporte personalizado diretamente com a ferramenta. O Meu Negócio é o único produto gratuito da empresa que tem este suporte dedicado ao cliente.  Há suporte pelo Twitter, Facebook, Formulários de contato, telefone, e-mail e chat. Em número de opções de ajuda só perde para o Ads - ferramenta de anúncios pagos.

Por tudo isso e pelo grande tempo que demandava o gerenciamento do fórum que recebia em média 38 questões novas por dia - a maioria dúvidas pontuais do Meu Negócio -   o fórum do site Gmapas foi descontinuado.

Com o fim de nosso fórum particular também também ocultamos o conteúdo do mesmo, um vasto acervo gerado desde 2012. Considerando que a ferramenta está sempre sendo atualizada, uma dica de um mês atrás pode estar obsoleta hoje, imagine de oito anos... 

Foram oito anos descobrindo, aprendendo e sendo desafiado. Foi emocionante ver empresas pequenas e médias despontar na web pela primeira vez através das ferramentas gratuitas do Google, principalmente pelo Google Places - atualmente Google Meu Negócio. Foi uma festa cada encontro combinado no fórum para o Projeto Põe no Mapa ou participação em convênio com o Google com o projeto Tá no Mapa. 

Ver um negócio despontar e poder auxiliá-lo a crescer é quase um vício. Vício este que me levou para muitos recantos, que me trouxe muitos amigos, surpresas e boas risadas. Mas o tempo anda curto, outros interesses se somam e o dia parece ficar pequeno, mas o site continua aqui acompanhando a evolução da ferramenta e quem diria, sendo atualizado por telefone (Nem Alexander Graham Bell poderia ter imaginado isso).

 

Se ainda assim você quiser fazer contato com Gmapas,com utilize nosso formulário de contato.

 

Precisa de suporte, ajuda ou dica para o Meu Negócio o melhor caminho é o Suporte oficial da ferramenta ou a Comunidade de Ajuda do produto - inclusive eu estou lá também dando "meus pitacos". 

Veja abaixo os Canais de Ajuda do Meu Negócio

Pergunte

Faça sua pergunta no fórum oficial de ajuda do Google Meu Negócio em Português. Gmapas indica.

Central de Ajuda

Consulte os artigos da Central de Ajuda do Google Meu Negócio em Português brasileiro

Comunidade

Consulte o vasto acervo de respostas as dúvidas de outros usuários postados na comunidade 

Ferramentas

O Google  oferece várias ferramentas que ajudam a desenvolver seu negócio na internet. Conheça-as.

Formulários de contatos para tratar de assuntos e problemas específicos.

Ficha Suspensa

Sua ficha de empresa foi suspensa por problemas de qualidade

Verificação

Solicitou um cartão-postal para verificar sua empresa há mais de 14 dias e ele não chegou.

Fotos

Está tendo problemas com fotos de clientes mesmo após ter sinalizados as mesmas

Comentários

Está tendo problemas com comentários de clientes mesmo após ter sinalizado