Usar rotas personalizadas no Google Maps com o GPS do seu celular
Com o crescimento do números de smartphones e seu uso intensivo como GPS, muitos usuários do Google Maps sempre solicitaram a possibilidade de criar suas próprias rotas no Google Maps para depois utilizá-las no GPS do seu telefone celular. Atendendo a esta grande demanda dos seus usuários que relataram esta necessidade pela ferramenta feedback, o Google Maps através da sincronização de dispositivos agora torna possível que você mesmo trace uma rota que atenda suas necessidades no computador, notebook etc e depois a utilize em um dispositivo móvel, no seu celular.

 



O que você vai precisar

- Conta Google
A conta Google é necessária para você sincronizar a rota criada no seu computador com o seu telefone celular. A conta Google deve ser a mesma utilizada no aparelho celular e computador para que a sincronização tenha sucesso. Mais informações sobre conta Google clique aqui.

- Aplicativo oficial do Google Mapas no seu telefone celular
Você precisará da versão mais atual do app do Google Maps. Se você utiliza um dispositivo Android muito provavelmente que o aplicativo já está instalado em seu aparelho, caso utilize outros dispositivos móveis, baixe na loja de aplicativos do seu aparelho. Você pode efetuar o download aqui para Android e aqui para iPhone. 

-Telefone celular com GPS

-Nova versão do Google Maps em seu computador.
Se você ainda não faz uso da nova versão do Google Maps, clique aqui e saiba como migrar.





Passo a passo

1 - Logado com a mesma conta Google que você utiliza no seu aparelho celular vá em maps.google.com.br  clique, em  Rotas.



2 -  Trace a sua rota no Google Maps
O nosso exemplo será uma rota à partir do bairro Ballard na cidade de Seattle para a o centro da cidade de Portland no Oregon.



3 - Com a rota estabelecida clique em "Opções de trajeto" e personalize ainda mais sua rota.


 


4 - Clique em "Passo a passo" para ver todo os trechos da rota.



5 - Em "Passo a passo" você pode imprimir seu itinerário, isso também pode ser bem útil. 



6 - Vá em seu telefone celular e se ainda não o fez, configure seus dados de localização para o Google.  No Android (esse menu pode variar conforme sua versão de Android utilizado)  vá em ConfiguraçõesContas>  Google> Configurações de local > Permitir que os aplicativos do Google acessem seu local> Deslize o botão para a posição LIG (ligar/on)


*Em um iPhone Serviços de Localização tem de ser ativado manualmente em Configurações principais do seu aparelho, habilite/autorize especificamente o Google Maps 


7 - Abra o aplicativo do Google Maps em seu telefone celular. Clique em "Você" na parte superior do aplicativo



8 - No seu histórico de pesquisas do Google Maps procure pela rota traçada por você no computador e que você quer utilizar com o seu telefone celular. Em nosso exemplo a rota é de Ballard, Seattle, WA para Portland, OR




9 - Com a rota aberta clique em  "Iniciar navegação" .



10 - O Google Maps mudará para o aplicativo de navegação e boa viagem!



*Se você quiser fazer o sentido inverso da rota, basta clicar em "Inverter rota" no Google Maps





O que você deve saber

- Este tutorial foi construído utilizando a versão 2.5.0 do Google Maps para iPhone e a versão 7.5.0 para Android;
- O GPS deve estar ligado/ativado em seu celular para aprimorar a sua localização;
- Você deve estar no ponto inicial da rota para iniciar corretamente seu trajeto;
- Não é necessário conexão de rede (internet) para utilizar o GPS de seu celular com a rota estabelecida, mas é necessário conexão com a internet para você abrir/sincronizar  a rota no Google Maps;
- Se você estiver com a internet ativada receberá avisos em tempo real sobre as condições de trânsito do seu trajeto;
- O GPS ativado em seu aparelho aumenta consideravelmente o consumo de sua bateria, aconselha-se ter um carregador de celular para automóvel;





Dúvidas

-A mensagem  "Iniciar navegação" não apareceu no meu aplicativo.
Se for a primeira vez que você está utilizando o Google Maps como navegador, vai aparecer a mensagem "Visualizar" no lugar de "Iniciar navegação". Clique, uma janela com os termos de uso da ferramenta de "Navegação" será apresentado. Aceite os termos e retorne para a janela de Histórico do seu Google Maps e comece novamente, a mensagem "Iniciar navegação"  deverá aparecer.

Este tutorial foi construído utilizando-se o Google Maps em celular versão 2.5.0 para iPhone e 7.5.0 para Android. Não foi testado em versões anteriores do aplicativo do Google Maps.  Pode ser que a versão que você utiliza do Google Maps não seja compatível. Neste caso, atualize o Google Maps para versão 7 ou superior no caso do Android. Se a versão do Google Maps 7 ( ou superiores) não for compatível com seu Android será necessário você atualizar primeiro o sistema operacional do seu telefone para uma versão de Android compatível para rodar versões 7 ou superiores do Google Maps.


-As sugestões de rotas mostradas pelo Google não atendem minhas necessidades. Posso alterar as rotas?
Sim, é possível. Você pode personalizar a rota de acordo com suas necessidades. Basta colocar o mouse sobre a linha da rota e arrastar a linha para o itinerário que você deseja utilizar. A linha da rota é totalmente personalizável.

Muito importante. Ao personalizar sua rota, faça todas as alterações necessárias antes de iniciar uma nova pesquisa ou fechar o Google Maps, pois alterações em sessões diferentes do Maps gera rotas separada no seu Histórico.