Criar e gerar um arquivo KML de seus contatos no Google para visualizar no Google Earth e/ou My Maps/Meus Mapas do Google

Já imaginou a possibilidade de visualizar em um mapa personalizado criado na ferramenta My Maps do Google ou no Google Earth a posição física dos seus contatos do Google? Sim, isso é possível com a geração de um arquivo KML que pode ser utilizado nestas ferramentas ou em qualquer outra plataforma que trabalhe com o formato KML.  



O que você vai precisar

- Conta Google
A conta Google é necessária para você utilizar outros serviços do Google. Mais informações sobre conta Google clique aqui.

-  Google Earth (opcional)
Neste programa você poderá visualizar no globo a localização de seus contatos do Google. Com o programa também é possível personalizar informações de cada contato mostrado, é possível personalizar o marcador de local, inserir fotos etc. Se você ainda não tem o Google Earth instalado em sua máquina clique aqui para iniciar o download, é grátis.

-  My Maps / Meus Mapas do Google (opcional)
O My Maps / Meus Maps é uma plataforma do Google Maps para construção de seus mapas personalizados. Não é necessário nenhuma instalação, basta visitar a página do serviço logado em sua conta no seguinte endereço: https://mapsengine.google.com/map/ 

No My Maps / Meus Mapas também é possível visualizar no mapa os seus contatos do Google através do arquivo KML gerado como indicado por este tutorial e personalizar os dados apresentados.

-  Google Doc's/Drive
Para gerar o arquivo KML com seus contatos do Google é necessário utilizar o Google Docs, pois esta operação é realizada através de uma planilha do Google Docs. A planilha tem um scritp de comando embutido do Google Apps Script, a linguagem de programação do Google.






Passo a passo

1 - Logado com a Conta Google que você quer gerar o arquivo KML  de seus contatos clique aqui para copiar a planilha para seu Google Docs.

2 - Após efetuar  a cópia da planilha ela será aberta logo em seguida. 



3 - Clique em "Contatos do Google" no menu superior . Na primeira vez que a planilha é executada cliquem  "Começar".



4 - Na primeira vez que você utiliza a planilha é necessário autorizar ao Google que ele execute o Google Apps Script para gerar seu arquivo KML.  Uma janela será sobreposta a planilha, clique em "Ok" 



4a - Uma nova janela será sobreposta a planilha, clique em "Aceitar"



4b - O script pede algumas autorizações, na dúvida clique no título da planilha, irá aparecer "Informações do desenvolvedor". Neste campo vai notar que você está autorizando você mesmo a executar um Google Apps Script. Se no campo e-mail aparecer um endereço diferente do seu e-mail da conta Google que você está utilizando no momento clique em "Cancelar".




5 - Após clicar em "Aceitar" o script será executado.



6 -  Clique em "Gerar KML"



- Observe no canto inferior direito da planilha as mensagens.



8 - Se deu tudo certo você receberá a mensagem da imagem abaixo.



9 - Vá ao seu e-mail e procure por uma mensagem enviada por você mesmo na sua Caixa de entrada. Se não estiver alí pode estar na caixa Spam. Pronto! O arquivo está a sua disposição para uso.








Perguntas & Respostas


1 - Estou recebendo mensagens de erro, o que fazer?

1º - Se recebeu uma mensagem de erro, espere mais um pouco antes de tentar novamente. Não clique seguidamente no menu "Gerar KML" pois cada clique equivale a uma ordem de execução para os servidores do Google e sua conta tem limites para execução de tarefas automatizadas no Google Apps Script.

2º - O Google Apps Acript impõe severos limites de controle de uso dos servidores do Google, estes limites variam de conta para conta e do tipo de Conta. Dependendo do tamanho e da quantidade de contatos que você tem no Google a planilha efetua diversas operações de rotinas que podem atingir o limite de sua conta Google. Mas não desista, dê um tempo e tente novamente.

Para saber mais sobre os limite do Google Apps Script clique aqui. e veja aqui

Veja na imagem abaixo um exemplo de mensagem de erro muito comum. Após alguma mensagem de erro espere e tente novamente.


2 - Quero desautorizar o Google Apps Script, como fazer?
Da mesma maneira que você desautoriza aplicativos em sua conta Google. Vá ao endereço - 
https://security.google.com/settings/security/permissions - 
 e procure pelo Google Apps Script.


3 - Tenho 100 contatos no Google, mas apenas 50 apareceram, por que?
Alguns dos seus contatos não tem um endereço vinculado ou não estão disponíveis.


4 - Como utilizar o arquivo KML que recebi no Google Earth?
Basta efetuar o download do arquivo recebido para seu computador, em seguida (no caso de Windows) dar um duplo clique no arquivo e o mesmo será aberto no Google Earth se este já estiver instalado em sua máquina. Para saber o que mais você pode fazer com este arquivo veja aqui.

5 - Como utilizar o arquivo KML que recebi no My Maps / Meus Maps do Google?
Basta efetuar o download do arquivo recebido para seu computador e em seguida exportá-lo para o My Maps. Veja aqui como fazer.

6 - Gostei desta planilha, quero compartilhar com outras pessoas, posso?
Claro! Mas compartilhe a sua planilha no modo  "Pode visualizar", ou seja, quem recebeu só poderá visualizar a sua planilha, mas se quiser executá-la terá de efetuar uma cópia. Para mais informações sobre como compartilhar arquivos do Google Drive clique aqui.  Quem receber sua planilha basta clicar em "Arquivo" e em seguida "Fazer cópia".  Não compartilhe a sua cópia da planilha com outras pessoas no modo "Pode editar", pois o script compartilhado da planilha será o seu, isto fará com que o mesmo seja executado da sua cota do Google Apps Script. Se ficar em dúvida, dê o seguinte link para quem você quiser compartilhar a planilha:



7 - Para utilizar a planilha é realmente necessário uma conta Google?
Sim, pois tanto a planilha quanto seu script utilizam serviços do Google.

8 - O que é o Google Apps Script?
Mais informações sobre Google Apps Script clique aqui