Mensagem de erro
Não foi possível validar o endereço do elemento. Corrija os componentes destacados e reenvie-o

Mensagem de erro recebida:
Não foi possível validar o endereço do elemento. Corrija os componentes destacados e reenvie-o





Por que isto acontece?
Na maioria dos casos quando se tenta editar/adiciona/inserir um elemento utilizando um endereço que já está disponível na base de dados do Map Maker e consequentemente disponível para seleção no menu suspenso (drop-down) mas que não está mapeado com seus limites geográficos (polígono desenhado), quando se escolhe um endereço para um local que está fora da área do limite geográfico (fora do polígono) selecionado ou quando o elemento político-administrativo ainda não está disponível na base do Map Maker.

A maior parte dos locais, países, estados, municípios, cidades, sub-localidades (bairros), localidades, distritos e sub-distritos e outros elementos políticos administrativos já estão cadastrados no Google Map Maker. O elemento pode estar disponível no menu suspenso (drop-down) para ser selecionado, mas isto não quer dizer que ele poderá ser utilizado para o elemento que você está editando, pois para utilizar a divisão político administrativa que está no menu suspenso  "Endereço" esta divisão tem que antes estar mapeada (polígono desenhado) no Google Map Maker. O elemento que você está trabalhando também tem de estar dentro deste polígono da divisão político administrativa que você escolheu. Sempre tem que ser assim? Não, mas se der a mensagem de erro provavelmente terá de ser assim.

Um exemplo para ilustrar:
O município de Aguardentopolis está na base de dados do Google Map Maker com todos os seus bairros inseridos. Está com seu limite geográfico (polígono desenhado) no Map Maker. O município tem um bairro que se chama Vila Conhaque e que está disponível para seleção no menu suspenso (drop-down) do campo "Endereço". Em Vila Conhaque tem um bar, Destilaria Orloff, vamos adicioná-lo ao Map Maker. 

No Map Maker no campo "Endereço" (imagem abaixo) seleciona-se os campos da edição (ver nas setas). Tudo ok, clica-se em "Salvar". Se neste momento o sistema apresentar a mensagem de erro: "Não foi possível validar o endereço do elemento. Corrija os componentes destacados e reenvie-o".  Faça exatamente como indicado pela mensagem, corrija os elemento destacados no campo "Endereço"


Em nosso exemplo (imagem abaixo)  o sistema está informando que os campos que precisam ser corrigidos são  Cidade, Distrito/Condado e Estado/Território, estão destacados com uma borda diferenciada em outra cor.(imagem abaixo)  Mas isto pode acontecer com qualquer um dos seis elementos do campo endereço ou até todos.


À partir daqui para consertar o erro mostrado na mensagem não existe fórmula, é na base de tentativas de erros e acerto. 

Comece  pelos elementos que geralmente ocasionam este tipo de erro como Sub-localidade, Localidade, Cidade e Distrito/Condado. Sempre deixe Estado e País por último.

Em nosso exemplo fomos direto ao elemento Cidade, um dos três que foram destacados como erro (imagem acima). Deixamos em branco (veja imagem abaixo com setas brancas) e salvamos, mas o sistema continuou apresentando erro.


Voltamos aos elementos selecionados, retornamos com a cidade que estava anteriormente e deixamos o elemento Distrito/Condado em branco e salvamos (Salvar). Neste caso o sistema aceitou. É isto que você vai fazer na sua edição se este erro for apresentado: tira elemento, coloca elemento, troca elemento, deixa elemento em branco, altera elementos, alterne elementos. Faça combinações até encontrar uma que os sistema reconheça. É um erro? Sim e não. Sim, pois a apresentação deste erro poderia ser mais amigável, mais detalhado. Não, pois há lógica por trás da negação.

Este erro tende a ser menor e diminuir à partir do momento que mais informações sobre um local é inserida. Ou seja, quanto mais informações de um lugar é adicionada pelos usuários, menor tende ser a apresentação desta mensagem de erro mesmo que o polígono não esteja desenhado, veja: Uma instituição de ensino em determinado bairro de uma determinada cidade não conseguia ter o endereço validado no bairro em que se encontrava pois o sistema apresentava a mensagem de erro. O bairro estava na base de dados do Map Maker, disponível para seleção no menu suspenso (drop-down) mas não estava com seu limite geográfico (polígono) desenhado no Map Maker. O bairro da instituição de ensino foi deixado em branco. Um mês depois, mesmo com o bairro sem seus limites geográficos desenhados o sistema passou a aceitar todas edições que indicavam pertencer a este bairro.

Não espere muita lógica quando este erro for apresentando, tentativa e acerto.