Este elemento foi bloqueado. Ele não pode ser editado. O usuário não tem privilégios para essa operação

Mensagem de erro recebida:
Este elemento foi bloqueado. Ele não pode ser editado. O usuário não possui privilégios para esta operação

This feature has been locked. It cannot be edited. User does not have privileges for this operation






Por que isto acontece? 
A própria mensagem de erro é a resposta, ou seja, o  elemento está bloqueado e não pode ser editado. O Google bloqueia a edição de elementos por centenas de razões. Faz-se bloqueios para evitar spam, faz-se bloqueio em uma região de conflitos, faz-se bloqueios para elementos considerados sensíveis, faz-se bloqueios de certos elementos naturais etc.  Não existe uma padrão para os bloqueios, somente razões que o Google não informa. O bloqueio não é padrão, varia de rua a rua, bairro a bairro, cidade a cidade, estado a estado, país a país. Você pode conseguir editar rios em uma cidade e não conseguir em outras. Você pode conseguir editar direções de vias em um bairro e esta ação pode estar bloqueada em outro bairro na mesma cidade.

Exemplos para ilustrar
Na cidade de Seattle uma certa categoria de empresa estava sendo vandalizada por spammers no Map Maker, para evitar o abuso o Google Map Maker bloqueou a edição da categoria em Seattle, porém na região da grande Seattle (cidades vizinhas) os usuários que queriam editar a categoria bloqueada conseguiam fazê-lo sem problemas.

Na cidade alemã de Goslar alguns elementos (principalmente praças)  começaram a ser renomeados com títulos da época nazista, para evitar abusos o Google bloqueou a edição de praças naquela cidade.

No Brasil estão bloqueados por padrão as divisas estaduais e nestes casos e em outros não há discussão, somente o Google através de comunicações dos usuários feitas a empresa pode alterar alguma coisa. Outros elementos que você encontrar bloqueado e entender que não tem justificativa para estar bloqueado comunique  a empresa.

Alguns usuários quando recebem esta mensagem de erro tem sentimentos diversos, frustração é um deles. Em seguida as perguntas que se fazem é: Quem são os usuários que tem privilégios para editar este elemento? Como se faz para ter privilégios para esta edição? Na verdade, os únicos que tem estes privilégios são os engenheiros do Google Map Maker, então fique tranquilo, não leve nada para o lado pessoal. Comunique ao Google! Pergunte na Comunidade do Google Map Maker Brasil se o elemento está bloqueado, outros usuários ou funcionários do Google podem ter esta informação.

O que fazer quando um elemento estiver bloqueado para edição ou por qualquer razão e/ou motivo eu não conseguir alterá-lo e atualiza´-lo com meu conhecimento local?

Em casos assim existem dois caminhos, um indicado pela equipe do Map Maker (B) e o outro que funciona (A).


A - Utilize o link "Informar um problema" do próprio Google Maps
Se você não consegue editar um elemento, qualquer que seja  através do Map Maker, avise a equipe de qualidade do Google Maps através do link "Informar um problema". Para mais informações de como utilizar este procedimento clique aqui. A equipe do Google Maps avalia cada feedback recebido por este procedimento.


B - Informe a equipe do Map Maker
Este é o procedimento indicado pela equipe do Map Maker quando encontrar elementos bloqueados para edição, mas na prática  não funciona.

 - Não fecha a página com a mensagem de erro. Obtenha um link desta página como indicado a seguir:






 - Clique em  "Ferramentas" (rodinha dentada do lado direito superior, ver seta imagem abaixo) e depois clique em em "Enviar comentários" (seta azul imagem abaixo). 




 - Um tela de mensagem será sobreposta ao mapa. No campo "Comece com uma breve descrição"  justifique para o Google porque você quer editar o elemento, porque acha que ele não deveria ser bloqueado, o que está errado, informe com links para páginas oficiais se for o caso, use seu poder de convencimento. Preencha no seguinte formato: Coloque a mensagem de erro que você recebeu no campo e coloque o link da página que você obteve como indicado no passo anterior (imagens acima). Clique em "Avançar"





4 - Na página seguinte clique em "Destacar" e destaque a mensagem de erro na sua captura de tela e clique em "Avançar". Não clique em"Ocultar".




- Espere o aplicativo efetuar a finalização da captura de tela e clique em "Enviar"


Para saber se um elemento está bloqueado para edição no Brasil, abra uma postagem na Comunidade Google Map Maker e conte com o auxilio de
funcionários do Google, Usuários em Ascensão, Principais Colaboradores e outros membros ativos da comunidade.