Criar e mapear trilhas, caminhos e estradas com sobreposições do GPS do seu celular
Mapear suas trilhas e/ou caminhos favoritos no Map Maker ás vezes pode ser complicado por inúmeros fatores, o mais comum é a trilha não ter uma linha clara na imagem para ser mapeada, principalmente se a trilha for muito estreita ou em mata fechada. Se voc vai fazer uma trilha, você pode salvá-la em seu aparelho celular e depois envia-la para o Map Maker para disponibilizar para todos os usuários do Google Maps.




O que você vai precisar

- Conta Google
A conta Google é necessária para você exportar sua trilha salva no seu aparelho celular para o Google Maps ou exportá-la para o  Google Docs/Drive. Mais informações sobre conta Google clique aqui.

- Celular com GPS e com o sistema operacional Android (do Google)
O GPS é necessário para efetuar uma localização precisa das coordenadas de sua trilha. O telefone tem que ser um Android, pois o aplicativo utilizado neste tutorial - Minhas trilhas do Google Maps - só está disponível no momento para este sistema operacional.

- Aplicativo para celular (apps) Minhas Trilhas do Google Maps
Este aplicativo vai gravar suas trilhas com o GPS do seu celular. Você pode baixar diretamente no seu telefone através da loja Google Play ou clicando aqui. (grátis)



Passo a passo


1 - Quando começar sua trilha acione o aplicativo "Minhas Trilhas" no seu telefone celular. Será necessário acionar o GPS do seu telefone celular. Sem GPS o resultado não será conclusivo e nem satisfatório. Não é necessário conexão de rede (internet). Faça sua trilha e aproveite.




2 - Ao final de sua jornada, salve sua trilha.




3Com sua trilha salva, procure por ela na lista de suas trilhas e clique na mesma para abri-la.




4 - Com a trilha aberta em seu aplicativo, clique em Compartilhar (seta azul imagem abaixo) para enviar a trilha em um documento no formato KML para o Google Drive




5 - Uma janela com opções será sobreposta: "Compartilhar trilha no Google Drive". Duas opções são oferecidas. Tornar públicas e compartilhar URL e Convidar pessoas para visualizar. Fica a seu critério marcar estas opções ou não. No caso de nosso exemplo as opções não serão marcadas, pois a trilha será utilizada unicamente para fins de sobreposição (overlay) no Google Map Maker. Clique em "OK" para enviar a trilha para sua conta no Google Drive/Docs.




6 - Aguarde o envio da trilha para  a sua conta Google Drive/Docs




7 - Agora em seu computador, abra o Google Drive/Docshttps://drive.google.com - e procure pelo arquivo da trilha enviado à sua conta.





8 - Com o arquivo na sua conta Google Drive há duas opções para utilizar o documento em "sobreposições" no Google Map Maker

1ª - Efetuar o download do arquivo KML para seu computador (imagem abaixo) e depois hospedá-lo em serviço de sua preferência para utilizar em sobreposições  (overlay) com o Map Maker.


2º - Você pode manter o arquivo em sua conta Google Drive, não efetuar o download para seu computador e utilizar as dicas desta postagem da Comunidade do Map Maker Brasil  (clique aqui para saber mais) para obter o link para usar no Map Maker.



9 - Resolvido a questão da hospedagem do seu arquivo KML abra o Google Map Maker e vá em "Superposições




10 - Em "Superposições" adicione o link do seu arquivo KML




11 - Após ter clicado em "OK" (imagem acima) a trilha deverá ser carregada com sucesso no mapa do seu Google Map Makar. Pronto! Basta desenhar a linha utilizando as dicas deste tutorial - Clique aqui para ver.






O que você deve saber

- Não é necessário posicionar o mapa próximo de onde você fez sua trilha, o arquivo KML gerado ou KMZ convertido tem coordenadas geográficas de latitude e longitude prontas para uso dentro das especificações do Google Map Maker e posicionará corretamente sua trilha no mapa
- Este procedimento pode ser utilizado também para mapear estradas rurais e outros caminhos de difícil visualização ou que não aparecem na imagem de satélite do Map Maker.





Dúvidas

- O arquivo KML não foi carregado no Google Map Maker
A ferramenta "Superposições/Sopreposições/overlay" do Map Maker tem um limite de carregamento atual de 3MB. Se o seu arquivo for maior que isto você terá que diminuir seu tamanho. Se não for possível diminuir o tamanho do arquivo, faça a sua compactação convertendo-o para um arquivo do formato KMZ utilizando o Google Earth

Verifique se o seu link  termina na extensão ponto (.) kmz ou kml. Links com qualquer outro tipo de formato não são aceitos na ferramenta "superposições" do Map Maker.

Verifique se o link inserido por você está disponível e é público.