É permitido remover ou inserir estradas, trilhas, pontes ou outros caminhos sazonais no Google Maps através do Map Maker?

Ter elementos de linhas sazonais - rua, estradas, trilhas, caminhos, pontes etc - no Google Maps é permitido, porém a inserção destes elementos para o Google Maps atualmente não deve ser feito via Map Maker como explicado pela equipe de suporte da ferramenta. 

O que é um elemento de linha?
Elementos de linha são estradas, ferrovias, elevados/túneis sob estradas, linhas de balsa, trilhas/caminhos etc.
Clique aqui e veja como inserir elementos de linhas no Google Maps através da ferramenta Map Maker.


O que é um elemento de linha sazonal?
É qualquer via tais - mas não somente - estradas, ferrovias, elevados/túneis, linhas de balsa, caminhos, trilhas etc que estão disponíveis em determinadas épocas do ano. 

Exemplos de elementos de linhas sazonais:
Estradas de Gelo do Canadá - disponíveis só em determinadas épocas do inverno;
Estradas do Pantanal Matogrossense - disponíveis somente na época de águas baixas;


Posso inserir um caminho - rua, estrada, rodovia, trilha, ponte ou qualquer elemento de linha sazonal no Google Maps através do Map Maker?
Não. A equipe de suporte da ferramenta Map Maker esclarece que estes caminhos podem ficar disponíveis no Google Maps, mas não devem ser inseridos via Map Maker.

Qual a forma correta de adicionar estes elementos sazonais no mapa do Google?
Para adicionar uma estrada ou outros caminhos sazonais no Google Maps faça o seguinte:

- Utilize a ferramenta "Enviar Feedback" disponível no próprio Google Maps e em seguida o campo "Informar problema de dados". Um operador do Google Maps vai criar o elemento baseado nas informações disponíveis (StreeView, informações dos usuários, etc...). No seu relatório informe explicitamente que o elemento existe mas que é sazonal, ou seja, que só funciona do período X até o período Y no ano.

- Se for algo muito complexo ou o operador do Google Maps na ferramenta Feedback não compreender seu relatório, outra maneira é através do fórum de Suporte do Google Maps em português no endereço - https://productforums.google.com/forum/#!forum/maps-pt  Reporte a situação para a equipe do Google. A equipe do Google Maps no fórum é formada por Colaboradores e funcionários do Google, estes reportam o problema para a equipe do Google Maps. Utilize esta opção somente se o elemento for muito complexo.

Se o elemento sazonal já existe no Google Maps devo removê-lo?
Não. Se um elemento sazonal já existe no Google Maps mantenha-o. Não tente removê-lo via Map Maker.  Nestes casos, o procedimento é o mesmo indicado acima. Utilize o link "enviar feedback" do Google Maps e explique para a equipe que a linha é sazonal. Você pode reportar também para a equipe de suporte no Fórum do Google Maps se for algo complexo como já explicado anteriormente.

Por que não devo adicionar diretamente um elemento sazonal ou não devo remover um caminho sazonal através do Map Maker?
Pois o Google Maps tem ferramentas para controlar o uso destes caminhos pelos usuários. 

A adição direta pelo Map Maker  e a remoção de uma linha sazonal não deve ser feita via Map Maker pois as ferramentas de controle de vias sazonais são implementadas pela equipe do Google Maps e não do Map Maker. 

Um exemplo para ilustrar.

Veja na imagem abaixo (marcado em setas azuis) um caminho no Google Maps que cruza o canal Rideau na cidade de Ottawa, capital do Canadá?

Rotas sazonais no Google Maps


- Perceba na imagem de satélite que o caminho está disponível.



- Ao pesquisar uma rota de um lado do canal para outro lado do canal o Google Maps indica como rota o caminho que cruza o Canal, veja na imagem abaixo. (setas azuis).



- Porém o caminho mostrado acima só está disponível em determinadas épocas do ano (veja nas imagens abaixo).  Isto configura este elemento de linha - uma via - sazonal. No caso do canal a rota só está disponível entre os meses de Maio a Outubro de cada ano.

Canal Rideau, Ottawa, Canadá

Canal Rideau, Ottawa, Canadá


Por estar disponível apenas em determinadas épocas do ano imaginamos que este caminho deve ser removido do mapa via Map Maker. Imagina-se que um usuário ao estabelecer uma rota no período fora dos meses entre Maio e Outubro será encaminhado para uma via que não está disponível, causando desconforto no usuário. É aí que entra as ferramentas de controles de rotas do Google Maps. Em caso de caminhos sazonais o Google Maps controla o estabelecimento de rotas por estas vias que só funcionam em períodos sazonais. Veja na imagem abaixo,  (seta azul partida da rota e seta vermelha chegada da rota). Perceba que o sistema do Google Maps não indica caminho por cima do canal, não indica rota pela via sazonal no período em que a mesma está indisponível.